quarta-feira, 30 de junho de 2021

181/365: União e Pertencimento

     No frescor da minha infância há preciosas lições que marcaram minha vida vivamente. E que me levam a concluir que é no aconchego do nosso lar junto aos nossos familiares que aprendemos as mais preciosas e lindas lições. Uma desses aprendizados, mais importante,  foi o valor da união entre os familiares, principalmente, entre irmãos. Nos cinco crescemos com a firme convicção da emblemática regra dos mosqueteiros "Um por todos e todos por um", defendíamos uns aos outros contra qualquer situação em que houvesse um risco que pudesse machucar física ou emocionalmente qualquer um da nossa irmandade. 

    Como irmã mais velha defendia meus irmãozinhos como uma leoa defende seus filhotes, apesar de eu ser apenas mais uma criança como eles. E o mesmo acontecia deles para comigo. 

    Esse senso de proteger e defender um ao outro nos fez crianças e adolescentes seguros do pertencimento de um grupo forte e unido. 

     O sentir-se abrigado e protegido pela família dá o sentimento do pertencimento, ou seja, fazemos parte de algo que vai muito além de nos mesmos. Somos uma família em que todos estão ai torcendo e ajudando para felicidade uns dos outros e isso é sumamente reconfortante. (GESD)

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

    

terça-feira, 29 de junho de 2021

180/365: A responsabilidade começa na mais tenra idade.

     Era o ano de 1968 a chuva caia torrencialmente e ela dentro de um ônibus, olhava preocupada e pensava como chegaria a tempo de deixar na empresa o malote com os contratos,  as fichas e entradas em dinheiro dos clientes que buscavam uma linha de crédito. Ela, jovenzinha,  no alvorecer dos seus 16 anos  trabalhava como vendedora de crédito,   era o seu primeiro emprego e ela sentia  que não poderia falhar e que esses documentos deveriam estar na empresa antes que encerrasse o expediente. Incontinente desce do ônibus e com água até os joelhos caminha, bravamente, pois tinha sob sua responsabilidade, os sonhos de algumas pessoas que buscavam um financiamento para compra de alguns bens. Chega na empresa totalmente ensopada sobre o seu corpo magro não havia um pano seco. Estava encharcada e, apesar do seu gerente,  espantando,  dizer que ela poderia trazer tudo no outro dia ela sabia que não seria esse o proceder que aprendera sobre ter responsabilidade, principalmente, com o que é do outro. 

  Essa história que reporta um momento da minha vida juvenil gostaria de leva-los a refletir sobre a postura que tomamos diante da vida em que nos comprometemos, desde muito cedo, com a  responsabilidade sobre os nossos feitos. Quando  desde a mais tenra idade,  você aprende pelo exemplo dos seus pais a ser responsável com suas coisas e principalmente com as do outro. E isso é algo que nós que educamos filhos, alunos, netos, clientes e pacientes devemos passar para todos. E a melhor  maneira é pelo nosso próprio exemplo. Aliás melhor e mais eficiente mestre não há, o exemplo.(GESD) 

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 


segunda-feira, 28 de junho de 2021

179/365: Aprimoramento Pessoal

     Dentro da tua proposta de aprimoramento pessoal em que buscas te lapidar e corrigir o que percebes ser teus erros ou deslizes. Faça-os com verdadeira sinceridade de proposito sem os "enfeites da vaidade" e da falsa modéstia. Até porque  ao menor descuido podes revelar algo  que te enfeia,  pois como disse Bernardo Bessler: "O ser humano revela-se mais no descuido do que no cuidado."

    Que os teus propósitos para o bem se firmem em teu proceder  porque dia-a-dia a vida te apontará  que este é  o caminho se, realmente,   queres alicerçar os teus dias e a "casa do teu amanhã" na retidão e da coerência. 

    O caminho do bom proceder é uma constante e árdua  vigilância.  Mas lembre-se de ser humilde e não te iludas em ser perfeito.  Norteia os teus passos na auto-observação e reflexão. (GESD) 

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

      

domingo, 27 de junho de 2021

178/365: Dê espaço para algo melhor

   Vocês já pararam para imaginar quantas  coisas desnecessárias autorizamos ficar em nossa vida? 

     São  acumuladas anos e anos, entupindo  os armários, são tantas coisas que muitas vezes não se sabe nem o que se tem.  Roupas e outros panos e acessórios.  Há também os acúmulos nos freezers em que aqueles  congelados estão ali esquecidos cobertos pelos cristais de gelo.  Precisamos repensar esses comportamentos acumulativos que nos prendem a inutilidades e ao não usados ou, simplesmente, esquecidos. 

  Mas há outros acúmulos que precisamos atentar os "lixos" emocionais das relações desgastadas e abusivas em que se prendem  pessoas minando  a sua  capacidade de se amar, de se perdoar, de se reinventar e de se aceitar.  

   É preciso muita coragem para arrancar as vendas da ilusão e insegurança e enxergar que urge  limpar das suas emoções esses "lixos" que minam a sua saúde, isto porque, se adoece quando não se é feliz. 

    Vamos, coragem!!! limpe seus armários e  freezer e dê para quem precisa  e o que não serve para nada.  Jogue fora. 

    Mas, principalmente, muita coragem e determinação para extirpar das suas vidas  "plantas daninhas" que lhes arrasam as suas emoções.   

    Após essa intensa limpeza sinta o frescor e a leveza de um ambiente externo e interno harmonioso, pois:  

     Quando deixamos algo ir damos espaço para algo melhor ser preenchido. 

(GESD)  

         Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb    

sábado, 26 de junho de 2021

177/365: Alguns Problemas são Oportunidades

    Problemas...quem não os tem?! Todos nós os temos. Os problemas são os mais diversos. Os que percebemos e resolvemos rapidamente  sem muito estresse e outros que demandam tempo e muito nos estressam. 

   O estresse é um desconforto, natural, e  acompanha o problema seja ele qual for. Mas vai depender muito de você a maneira como vai lidar ou encarar os problemas na sua vida. E isso é importante para reduzir ou sair desse estado de desconforto. 

    Quando encaramos os problemas de frente com coragem, esperança e muita fé, vamos percebendo que, talvez existam saídas ou estratégias que nos ajudem a resolve-los e com isso restabelecer o nosso bem-estar e até o dos outros. 

    Se esforcem para olhar determinados problemas como oportunidades de evoluir para melhor, para descobrir algo dentro de você que  pode estar atrapalhando a sua vida, como por exemplo certos padrões de comportamentos que advém de pensamentos cheios de medo, desconfiança, incredulidade, insegurança, revolta e descontentamento.  Lembre-se o que você pensa gera os seus sentimentos e consequentemente suas ações

    Abaixo uma experiência pessoal para ilustrar: 

    Há alguns anos em uma grande instituição de ensino, aqui no Brasil, como docente de Psicologia via  grandes problemas se  desenhando a minha frente:  alunos inseguros nas suas escolhas acadêmicas e no seu futuro profissional; muitos com dificuldades de aprendizagem e com isso desmotivação; conflitos nas relações interpessoais. A grande maioria daqueles estudantes estavam infelizes. 

    Diante desses problemas que atrapalhavam o rendimento desses alunos veio a minha mente a seguinte pergunta: O que eu posso fazer para ajuda-los? e aí vi se desenhar na minha mente uma oportunidade real, pratica e eficiente que transformei em um projeto o SAPP-Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico.  Depois de muita perseverança foi aprovado e foi um sucesso, não só para os alunos mas, principalmente, para a minha auto realização. 

    Portanto, por mais difícil que seja este momento na sua vida, levanta a tua cabeça, ore e enfrente seus problemas, com humildade e serenidade. Você perceberá que tudo se resolverá. Acredite. (GESD) 

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 


       


sexta-feira, 25 de junho de 2021

176/365: O Corpo - Presente Divino

     Olha o teu corpo, aprecia esse amigo que te foi dado como um presente divino. Observa que fantástica é essa criação que usas e, muito abusas, e que vez ou outra clama a tua atenção. 

    Um dia ouvi de uma pessoa conhecida que ela se surpreendera por um certo prurido que surgira em um dedo do seu pé. Que até então  o lavava e o enxugava no automático. Mas a partir daquela coceirinha aquele pé e aquele, especifico, dedo chamou a sua atenção. E a partir dai todo um cuidado e carinho de lavar melhor, secar muito bem e medicar foi dispensado ao "pobre doentinho dedinho". Assim são as nossas coisas quando pensamos no nosso velho companheiro de jornada o corpo. 

    Gostaria que cada um de vocês que me leem começassem a olhar com mais carinho e respeito para esse velho companheiro. Ame o seu corpo, ele reserva um linda história em cada uma das suas células, em cada respiração, no pulsar do coração incansável a bombear a seiva da vida;  nos lampejos do teu cérebro, fonte central, dos pensamentos, ideias, imaginação, sentimentos e outros sentires que o faz excepcional. 

    Não o desperdice nem o degrede com tolos vícios e riscos desnecessários.  Seja atento a ele e as suas simples necessidades. 

    Ame e seja grato por esse presente

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 
  

quinta-feira, 24 de junho de 2021

175/365: Desacelere e se Ame...

     Faça coisas para você, sirva a você, dedique um tempo à você, se ouça, se observe e, principalmente, se respeite. Dedicamos muito tempo a muitas coisas, trabalho,  negócios, filhos e outros familiares e deixamos de ter um olhar mais cuidadoso sobre as nossas mínimas necessidades.  E isso não é bom. 

    Mais cedo ou mais tarde uma parte de você vai te alertar que houve um  descuido de si mesmo.  É quando adoecemos. Entramos em um ritmo tão frenético para dar conta de tantas  demandas que  nos atrapalhamos  e ai um dia damos um tropeção e nos machucamos.  E parar, que antes era impossível torna-se imprescindível. 

    Cuide-se saia do lugar comum de quem está sempre provendo os outros. Busque pequenos mimos, como por exemplo: uma massagem relaxante; alguém que lhe presentei com um "prato" que a muito você deseja saborear;  tome um banho relaxante e se perfume; aconchegue-se nos lençóis e tire uma soneca de tarde.  Seja servida(o) por alguém cuidadoso. Se maquie com esmero e curta o que vê no espelho. Se tem filhos: faça uma troca de favores com uma amiga querida e deixe as crianças com ela e vá namorar ou "bater perna" à toa no shopping.

    Um boa dica é: deliberadamente  reservar  espaços na sua agenda para você. Escreva algumas sugestões que gostaria de fazer. 

    Desacelere e se ame permitindo ter tempos para você.  

      Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

quarta-feira, 23 de junho de 2021

174/365: Elogiar na ausência.

     Quer ver nascer  um belo sorriso é alguém dizer: 

    "Fulano" elogiou tanto você! 

Ouvi coisas muito boas sobre você!

Bem que o "fulano" tinha razão, 

você é um ser humano maravilhoso!

    Descobrir que somos elogiados na nossa ausência ilumina o nosso ser e lustra a nossa autoestima. 

    Elogiar alguém na sua presença é muito comum de acontecer, mas fazer um comentário elogioso sobre as qualidades e caráter de alguém na sua ausência é, algumas vezes, raro. 

    Observe o que de melhor há nas pessoas e com sinceridade elogie em qualquer circunstância.  Mas lembrem-se  de ressaltar o que  diferencia aquela pessoa que você elogia,  quer na sua presença ou, principalmente, na sua ausência. 

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 


terça-feira, 22 de junho de 2021

173/365: Contempla o belo, transpira bom humor e otimismo...

     Contempla o belo, transpira bom humor e otimismo, exalta a esperança e a fé. Evite o pessimismo e as lamúrias,  elas a nada agregam  a não ser a amargura e toxicidade. 

    Quantas doenças poderiam ser evitadas se olhássemos os nossos dias como bênçãos de amor e probidades!  E as alegrias que  experimentaríamos ao observar os caminhos percorridos e as mínimas vitórias alcançadas! 

    Repara no frescor da serenidade dos rostos, mesmo que sulcados pelas rugas, mas que se  iluminam  na juventude da sua alma. E observa que há rostos jovens, mas que abrigam uma alma desesperançada  e triste.  Observa tanto em um quanto no outro há muito a aprender.  

    Limpa o teu olhar, levanta a cabeça, arruma  as tuas vestes, realinha as tuas rotas e segue.  A felicidade é o caminho. (GESD)

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb          

segunda-feira, 21 de junho de 2021

172/365: Saia da Mesmice - Se permita!

     Alguns de nós vivemos engessados na mesmice e, pior,  se sentem muito mal consigo mesmo quando saem,  um pouco,  da rotina ou da agenda.

    Se permita! Liberte a criança que existe dentro de você. Lembra?!  aquela criança que  em tudo via uma aventura;  uma alegria e espontaneidade na descoberta do novo, do diferente, uma curiosidade natural  de desbravar. 

    Sair da rotina e da agenda é por exemplo:

> ligar para um amigo que a muito não conversava;

> marcar um encontro, consigo mesmo, em um café.

> Assistir um filme tipo "Sessão da tarde";

> Visitar uma exposição intrigante que tem um novo conceito;

> Ir no sarau de livros e se deliciar com a leitura e comentários;

> Fazer uma breve viagem que não estava nos planos;

    E lembre-se não,  necessariamente,  haverá um lucro financeiro, mas tenha certeza do lucro emocional. (GESD)

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

domingo, 20 de junho de 2021

171/365: Ser Coerente e Diferente de Ser Teimoso

    A coerência é a concordância racional  entre o pensar, sentir e agir. No entanto, há pessoas que postulam uma arrogância teimosa, assim dizendo:  
"Assim eu sou e ponto!"
 
  Esse pensar não é a  coerência pois quem a busca,  é cônscio e pesa o seu  pensar e atenta sobre os benefícios ou malefícios dos mesmos. Observa  os sentimentos que inundam seu ser, enquanto todo harmonioso. O coerente, ciente da equação entre pensar, sentir e agir cuida e se policia para manutenção de atitudes positivas. 
  O teimoso  é conduzindo pela arrogância dos seus pontos de vista em que se posiciona irredutível, mesmo quando lampejam pequenos flashes na sua consciência que lhe apontam o erro, mas não volta atrás pois considera  fraqueza moral dar razão a um outro posicionamento que não seja o seu. 

   Ser teimoso não é ser perseverante, pois o teimoso se finca na arrogância e o perseverante na fé e autoconfiança. (GESD)

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb       
    
        

sábado, 19 de junho de 2021

170/365: Pessoas Negativas

   Se pudéssemos seguir a "linha do tempo" das pessoas negativas constataríamos o desenho  que está sendo traçado em sua vida e que,  na maioria das vezes,  as conduzem  a uma trajetória infeliz. 

    Para elas  nada está bom, e  vestem  os trajes da penúria porém, não estão na miséria. Algumas características que os ajudarão a identificar esse perfil: 

>  Insistem em reclamar e lamuriar  suas infelicidades.  Como se ela fosse a mais doente e carente das criaturas.  

> Sempre apresentam uma impossibilidade para ajudar e costumam se expressar assim: 

Se eu pudesse.... 

 Se eu tivesse.... 

ou

Eu até que gostaria, mas...

> As suas mínimas prioridades são as mais importantes.  

> Monopolizam as pessoas para servi-la.

>  Não percebem as mínimas bênçãos que vem à sua vida e por isso, mesmo não agradecem. 

>  São amargas, pessimistas, revoltadas e   ressentidas.

  Essas pessoas, com esse perfil,  sofrem porque se sentem incompreendidas e isoladas. 

    Devemos ajuda-las não as julgando nem tão pouco dando lição de moral.  Com muita paciência, incentiva-las a buscar ajuda psicoterápica para  conseguir identificar   essas negatividades  que são inconscientes e  atrapalham a sua plena felicidade e os seus relacionamentos. (GESD)   

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb  

    

      

     

sexta-feira, 18 de junho de 2021

169/365: Amizade existe até o dia que acaba

     Como gostaríamos que certas coisas fossem eternizadas e qual triste é quando nos deparamos com as finitudes. Sim, assim o são tantas coisas nas nossas vidas. Temos a certeza, da finitude desse corpo mas há certas coisas que torcemos para que sejam eternas, mesmo quando  ainda  aqui estamos, as amizades por exemplo.

    Mas, triste ilusão, ao nos depararmos com a constatação que até  amigos que consideramos fieis e verdadeiros se revelam egoístas, traiçoeiros e falsos. M as o que se há de fazer? Como se diz o dito "Amizade existe até o dia que acaba".  E assim o é, assim ficamos tristes e, sem entender, em que ponto aquela pessoa que tanto amamos se perdeu ou nos perdemos. 

    Fica aí mais um aprendizado, acostuma a tua alma ao adeus, busca controlar essa necessidade neurótica de ter tudo para sempre. Nada é para sempre, tudo passa, você também passará. O que ficam são os teus legados, as pessoas que você ajudou que, por sorte,  lembrarão de ti. Mas não te apegues porque tudo aqui é transitório, efêmero e emprestado.

     E outro aprendizado: se baste por si, saiba que não é egoísmo e sim sabedoria. Se resguarde em território seguro - você em você mesmo: se ame e se respeite. (GESD)

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

    

quinta-feira, 17 de junho de 2021

168/365: Quando nos enganamos com as pessoas.

     É sempre triste a constatação que nos enganamos com as pessoas.  Algumas delas, revelam uma faceta de si que nos surpreende negativamente, ficamos perplexos  buscando nos escombros das lembranças, aonde estava escondida aquela pessoa danosa e aí vem um lamentável:

 "ahhh...isso  é você?!  ou  como não percebi antes." 

    Sim, infelizmente, isso acontece e só nos cabe, com um balançar  resignado da cabeça dizer: 

"Puxa me enganei ou, pior, fui enganado." 

    Mas...considere que, lamentavelmente, isso acontece e acontecerá  em sua vida, ainda, muitas e muitas vezes. 

   Diante desses impactos que tangem as atitudes nos esforcemos para nos acalmar e considerar que é do humano essas sombras  que, vez ou outra, emergem e revelam comportamentos  que nos surpreende e decepcionam. 

  Mas, o inverso também acontece. Pessoas que avaliamos negativamente, nos surpreender  com atitudes altruístas e empáticas. 

    Isso demonstra a plasticidade das atitudes humanas, ou seja, sempre há esperança que o bem prevaleça. (GESD)


 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb




 


 


     

quarta-feira, 16 de junho de 2021

167/365: Nadador da vida.

     Quando eu era um menina,  acredito que com  6 anos,  fui com meus pais na praia. Não sabia nadar, mas aquele "marzão" me convidava,  tentadora,  com as ondas que quebravam nos meus pés. Lembro  que brincava e de repente já não sentia os meus pés a tocarem o chão, apenas as ondas que, já não eram mansas e gentis, mas sim fortes e queriam me levar para longe. A custo meus pezinhos procuravam o chão arenoso  e a cada onda que cobria a minha cabeça eu rezava para ter pé, não queria cair ou ser levada. Fui salva por um banhista, levei uma bronca homérica dos meus pais   e prometi para mim mesma que não me arriscaria a outra aventura igual, principalmente,  aventuras que eu perdesse o pé no chão.  

    No entanto, tantos anos se passaram e quantas coisas vivi e quantas vezes quase perdi o "pé do chão": frustração, vaidade, orgulho, manias, descontrole emocional, intemperanças, raiva e outros pequenos delitos emocionais. Mas, não cai e nem me afoguei no mar dos ressentimentos e da vergonha.  Ainda hoje vejo as ondas da vida algumas cobrindo a minha cabeça mas os meus pés estão firmes no chão. E aí eu pergunto a cada um de vocês que me leem: 

    Alguns de vocês até poderão dizer sou excelente nadador. E eu te pergunto: 

Você é um bom nadador da vida? 

Os teus pés estão firmes no chão da tua vida?    

Como você enfrenta a si mesmo?

Como você se "salva" das ondas  das adversidades e das provações?

Você, consegue, com humildade  identificar e corrigir os seus erros ou se afoga nas lamurias e revoltas?

    Fica aí essa analogia da vida com o mar e quiçá  essas reflexões  os ajudem  a serem bons nadadores, na incrível aventura, desses mares ora bravios  ora serenos que é a vida.    

Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb



terça-feira, 15 de junho de 2021

166/365: Bela Criatura!

     Olha pela janela da tua alma e vê a bela criatura que fostes moldada. Quantas belezas e venturas cercam a tua história. Quantas lutas você já  travou;  quedas te  levaram ao chão;    lágrimas  aliviaram o teu peito oprimido. E os teus medos?! Lembra os teus medos, receios, senões, frustrações? 

    Sim, mas...

    Quantas coisas  difíceis foram superadas e o sorriso da vitória e a autoconfiança voltaram a  brilhar no teu ser. Você venceu e ainda vencerá muitas vezes. 

    Acredite!!!

     E   tudo isso, nossas lutas e glórias, é o que robustece a nossa fé e esperança  é o que faz de cada um de nós essa "bela criatura". (GESD)

 Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

segunda-feira, 14 de junho de 2021

165/365: Benditos e Bem-Aventurados quem quer conhecer a nossa dor.

     Amo ouvir as histórias das pessoas. Elas me encantam e inspiram. 

    Estava na minha cabelereira,   amiga muito querida, pessoa que tenho muito carinho e admiração. Mulher decidida e forte. E ela me contou que quando era criança  sua avozinha tinha feridas na perna e que sofria muito por isso. Um dia ela chegou e a anciã reclamava de dores. Ela pediu a sua avó que mostrasse suas feridas. A senhora muito se emocionou e disse que ela era a única na família que quisera vê-las.  Os filhos cuidavam muito bem dela, mas ninguém quisera conhecer as suas feridas. Levavam a velha senhora nos médicos compravam os remédios, mas não conheciam suas feridas. 

    Ao ouvir esse relato, eu igualmente, me emocionei pois lembrei de minha mãe que ao queixume de qualquer filho, parente ou vizinho prontamente queria ver o que estava acontecendo e sempre tinha um "remedinho" para acalmar o sofrimento quer fosse físico ou emocional. Eram chás, pomadas e massagens que aliviam o corpo doente e também  os aquebrantados pelo sofrimento emocional,   os seus conselhos eram como balsamos curadores das feridas das almas. 

 Como precisamos de pessoas assim, como esses seres são iluminados pela dádiva da caridade.  São pessoas únicas e sentimos na sua presença o mais puro amor, expresso em carinho, atenção e dedicação.   Elas nos ouvem, nos acolhem, nos acalmam e nos consolam e tentam de algum jeito aliviar a nossa dor, pois se preocupam conosco, e isso é um carinho que precisamos naquele momento. Saber que tem uma pessoa que está ali e  quer nos ajudar a aliviar o nosso "fardo". Benditas e Bem-aventuradas sejam! 

  Que possamos aprender com esses anjos terrenos o amor ao próximo e a disposição em ajudar. (GESD)

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb



domingo, 13 de junho de 2021

164/365: Um Novo Dia!

    Quando o sol despontar e você ver as primeiras luzes de um novo dia, sorria afinal é mais uma oportunidade:  uma chance de se arrepender,  de rever suas atitudes;  de se corrigir;  de dar o seu melhor; de observar o que as pessoas e as situações estão te mostrando. Observa e  atente pois as oportunidades estão por ai e elas estão nos encontros fortuitos, nas conversas  que captas de soslaio mesmo  em um caminhar à toa. 

    A vida está ai, e vibra nesse novo amanhecer. Não deixe passar  esse dia sem que, realmente, viva   todas as infinitas possibilidades que estão ai para você. Aproveite!!!

    E, por favor,  não desperdices esse novo dia com os ranços da destemperança e impaciência. Se esforce para ser cortês e  educado. Pesa as tuas palavras e atitudes, afinal é um novo dia e o que fizer de ruim contaminaras o "novo dia" de amanhã. Pense nisso. (GESD)

    Um abraço fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

.  

sábado, 12 de junho de 2021

163/365: Decepção a doença das Relações Interpessoais

     Acredito que cada um de vocês que leem esta crônica já foram atingidos, cruelmente, pela DECEPÇÃO! E o que  mais doí é que  ela nunca vem de um inimigo. Quantas relações de amizade foram destroçadas pela decepção. Os convido a refletirmos sobre essa doença moral que acomete  as relações interpessoais. 

  Segundo os dicionários: "A decepção é o sentimento de tristeza, descontentamento ou frustração pela ocorrência de fato inesperado, que representa um mal; uma desilusão ou desapontamento."

 Quando somos atingidos pela decepção, geralmente, somos  pegos de surpresa e, algumas vezes, relutamos em acreditar que aquela pessoa tão querida,  foi capaz de fazer algo que nos prejudica. É, realmente, lamentável e  muito triste.  Esses sentimentos advém porque há uma quebra nos vínculos que mantém uma relação de confiança e apreço. 

    A decepção está presente em todos os segmentos em que hajam pessoas interagindo, ou seja, ela pode acontecer no âmbito familiar, nos relacionamentos amorosos, nas empresas, e entre amigos e outras relações.  Abaixo alguns questionamentos para refletirmos: 

  >Como você trabalha situações em que o "outro" nos fere na confiança que depositamos nele? 

    >Você se afasta ou dá um voto de confiança, e tenta restabelecer o vinculo? 

  Estas duas questões são bastante complexas e eu me posiciono como pessoa e profissional da seguinte maneira:

  Não destrato, nem humilho, mas a relação fica arranhada e vai precisar de todo o  empenho de ambas as partes para "limpar" ou esclarecer o que gerou esse desagradável mal estar decepcionante.  

 É importante, lembrar que ficar remoendo e guardando ressentimentos nos adoece e, realmente, não vale a pena abalar a nossa saúde física e mental. Se esforce para perdoar e toque a vida pra frente. Afinal, tire dessa decepção  mais um rico aprendizado.(GESD) 

Um abraço afetuoso.

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

   

sexta-feira, 11 de junho de 2021

162/365: Reforma Intima: Ser Responsável

     Ser responsável pelos seus compromissos e pela sua palavra,  diferencia as "pessoas de bem". A responsabilidade é a consciência de que as nossas ações reverberam  em todos ao nosso redor, isto porque não somos seres isolados.     

         Antigamente, os antigos diziam "minha palavra é dada com  um fio de meu bigode" ou seja, não havia nada escrito apenas a certeza de que no dia e tempo fechados seria liquidada as pendências fossem elas quais fossem.  E,  curiosamente,  os compromissos eram respeitados pelo receio de macular a  dignidade e honra.  

    O  homem,  por mais simples  que fosse,  era respeitado pela palavra dada e, por sua preocupação em manter a lisura ou retidão em seus relacionamentos interpessoais. 

    Ter consciência de que, mesmo com  o livre-arbítrio, há  sempre de se considerar que cabe a cada um de nós preservar e cumprir os compromissos, firmados,   sejam eles: financeiros, sociais e outros e isso é  ser responsável. 

    Lembra: "As portas da confiança e credibilidade são abertas para a pessoas cônscias das suas responsabilidades e fechadas, com indignação, ao irresponsável." (GESD)  

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

 


quinta-feira, 10 de junho de 2021

161/365: A pessoa responde a forma como é tratada

    Reparem: A pessoa responde a forma como é tratada. Quando tratamos uma pessoa com cortesia, atenção e simpatia a pessoa, via de regra, retribui os mesmos comportamentos gentis. 

    Infelizmente, o inverso também é verdadeiro quando uma pessoa é tratada com grosseria, desatenção e antipatia há uma grande probabilidade de ter uma reação semelhante. 

    Essa regra se estende ou reflete em todos os ambientes onde ocorram relações interpessoais: família, trabalho, vizinhos e até os amigos. 

    Quando muitas vezes, inconscientemente,  temos baixas expectativas  com  relação a uma pessoa: seja um  filho,  parceiro(a), a um amigo ou um funcionário com toda certeza esta pessoa perceberá como está sendo avaliado ou percebido. Ai vale, a pena, algumas perguntas para refletirmos:

> O seu filho ou filha está indo mal na escola. Será  que este baixo rendimento não se deve ao fato de no intimo ele se perceber como um fracasso? Será que em algum momento ele se sentiu uma decepção para você, mesmo ele tendo tentado dar o seu melhor? Você reconheceu os seus mínimos esforços ou para você ele tem que ser o "melhor" em tudo?

    As questões acima podem ser levadas para outros personagens e ambientes. E aí eu lhe pergunto como você tem tratado as pessoas do seu convívio? Você passa segurança afetiva e confiança nas pessoas das suas relações?

    Ficam ai estas questões reflexivas que são holofotes para relações afetivas saudáveis e harmoniosas.

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

 

terça-feira, 8 de junho de 2021

159/365: Fotografia-Registro Afetivo

    Há objetos em casa que tem uma história.  Eles estão ali e ao olhar para eles vem lembranças afetuosas.  Assim são as fotografias nos porta-retratos, reflexos de um tempo que passou e ficou registrado naquela foto. 

    São sorrisos, abraços o estar junto;  o aconchego dos familiares;  o acompanhar o crescimento das crianças e as suas fases: escola, formaturas, amigos, casamentos e os seus filhos. Como são bons esses registros! Como nos enternecem. 

  Hoje as fotos são digitalizadas e nem sempre são reveladas, guardadas nos celulares ou notebooks, é uma pena! Pois ficam guardadas  e, muitas vezes,  esquecidas.

    As memórias afetivas devem estar em fácil acesso para que ao olharmos possamos como outrora lembrar e sorrir.(GESD) 

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

    

     

     

segunda-feira, 7 de junho de 2021

158/365: Uma História de Perseverança e Fé

    Todo lugar é bom para se ouvir histórias que nos levam a refletir e aprender  sobre a grandeza dos que buscam ter uma vida calcada na dignidade, perseverança e fé. 

     A história em seguida é um exemplo dessa grandeza. Estava em um salão de cabelereira, grande e muito bonito, haviam vários profissionais trabalhando e muitos clientes e eu entre eles aguardava ser atendida. Fui prontamente atendida por  uma simpática senhora que,  com a propriedade dos anos de experiência,  manuseava com maestria meus cabelos. Enquanto trabalhava contou-me sua história: há alguns anos ela trabalhava em um salão de beleza, como cabelereira, e lá conheceu  duas outras profissionais que como ela desejavam ter o seu próprio espaço. Tornaram-se sócias.  Comentou que  para manter seu comercio e para capitalizar dispuseram de alguns bens como seus carros   e que por muitas vezes levaram seus  "joelhos no chão" para pedir a Deus forças para  manter aquele salão. Passados alguns anos, elas se mudaram para um espaço maior  pois o primeiro espaço tornara-se pequeno. Ela também comentou  quanto era  grata a Deus por ter dado certo com aquelas duas sócias e também a alegria   por gerar tantos empregos. 

    Essa história  reforça  a força da perseverança e de acreditar que com um bom trabalho se vence. 

    Mas há dois pontos no relato dela que me chamaram a atenção: "joelhos no chão" em que nos momentos de aflição e de angustia, nos ajoelhamos e pedimos ao Pai, forças para continuar e vencer. 

   Outro ponto era a gratidão pela feliz sociedade e por gerar empregos para tantas outras pessoas. 

   Fica aí uma mensagem para a nossa reflexão:  Ter sempre  humildade  e  plena convicção no auxilio Divino.  Procurar se desenvolver e progredir para que  os frutos dessa empreitada  sejam  gratificantes se   expandidos e compartilhados  com os nossos colaboradores. (GESD) 

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

    

domingo, 6 de junho de 2021

157/365: As vezes é sábio se afastar

     Ter o controle sobre as nossas emoções é uma das qualidades mais importantes que podemos desenvolver. Saber conduzir uma situação com temperança e educação, mesmo quando o outro parece querer nos tirar do sério não é das mais fáceis proezas.  

     Mas vale lembrar que podem ocorrer momentos em que o clima emocional esquenta e ai vale a pena pesar e pensar o traçado  que está se desenhando que pode não ser o mais harmonioso e pacifico. 

     Aprenda a identificar no seu organismo as mudanças de humor: respiração ofegante, rosto afogueado, tremor e tudo isso acompanhado de pensamentos e sentimentos negativos. Ao perceber esses sinais foque sua atenção por  breves segundos na sua respiração,  inspirando  e expirando  profundamente e bem devagar e  se possível saia do local da discussão ou do mal-estar.

    Às vezes dar uma "fugidinha" para ir ao banheiro; tomar uma água ou mesmo dar uma caminhada ajudam a abaixar a "fervura"     emocional. 

    E mais uma dica, preciosa, quando estiver se aborrecendo com alguém ou alguma coisa avalie se, realmente, vai ser bom dar evasão a cólera, a ironia e  grosserias. Avalie o estrago que vai ser o seu descontrole e as consequências dele. Acredite não vale a pena,  cinco minutos de descontrole emocional por uma vida de arrependimento e vergonha. (GESD) 

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

sábado, 5 de junho de 2021

156/365: Reforma Intima: A Força de um Proposito Divino

    Que grandeza há na mensagem de Lucas (6:29) "Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica." E isso mostra a influência da  missão salvadora  do maior dos mestres, Jesus, que veio ensinar que não é pelo ódio, vingança e ressentimentos que construiremos um mundo melhor de pessoas fraternamente boas

    A mensagem e os ensinamentos do Mestre Jesus foram tão fortes e marcantes que deixaram  muitos atordoados e confusos, pois chocaram  as mentes primitivas e agressivas e até hoje há muitas pessoas que veem como inverossímil ou utópicos esses ensinamentos.  Reservei algumas questões para vocês refletirem:

>  Como se poderia amar a quem temos como inimigos?

>  Como retribuir a agressão com o perdão e a solidariedade? 

> Como dar a outra face a quem nos agride? 

 Sim, Ele Jesus veio para revolucionar os costumes daquela época e até hoje a sua postura e seu ensinamento de amor é vivo, profundo e atuante  e ainda  nos impacta. 

 Vocês já pararam para imaginar a FORÇA da postura  desse homem? 

  Sem duvida, há um grande Proposito Divino para ainda nos dias de  hoje, esses ensinamentos ecoarem  em nós. Ele veio ensinar o Amor e a Caridade.

     Se assim é... os convido a refletir  sobre como cada um de nós enfrenta a vida e todos os desafios;  como nos relacionamos com nos mesmos e com o nosso próximo. Gostaria de leva-los a refletir sobre suas atitudes e o que precisa corrigir e melhorar. E fica aí algumas  questões  para  refletirmos: 

> Temos um bom controle das nossas emoções ou explodimos por qualquer coisa ou em qualquer situação?

> Você se percebe uma pessoa  bondosa, pacifica e generoso ou está sempre justificando suas ações ou mesmo julgando se a pessoa ou situação merecem seu gesto bondoso, pacifico ou generoso? 

 São apenas alguns questionamentos que eu, igualmente, me faço. É difícil? Não,  é sim muito trabalhoso. Mas acreditem esse é o caminho certo para a Reforma Intima. (GESD)

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

155/365: Sinais intuitivos

     Reparem os sinais que se apresentam em sua vida. Eles podem ser, algumas vezes, imperceptíveis mas se atentarmos tem aí uma mensagem  que pode lhe ajudar a entender ou mesmo colaborar em uma tomada de decisão. 

  Os sinais são eventos que captamos e percebemos quase de  imediato em qualquer ambiente.   Eles estão associados a intuição e também ao processo criativo e é uma maneira de ter uma resposta para clarificar uma decisão.   

   Um exercício para abrir a nossa mente para captar esses sinais é pedir ao Eu Criativo e ao Subconsciente que nos mostrem:  Escolha um lugar tranquilo e busque se concentrar na sua respiração: inspirando e expirando  devagar e profundamente.   Peça assim: "Eu Criativo lhe agradeço todas as inúmeras estratégias que você tem me apresentado desde a minha concepção. Peço a sua autorização para acessar o meu Subconsciente para ter sinais que me apresentem respostas claras e objetivas para algo que está me angustiando."(GESD)

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb




quinta-feira, 3 de junho de 2021

154/365: Reforma Intima: Mansidão a Virtude dos Fortes

 

     Nas trilhas do caminho evolutivo progride e firma aquele que cedo entender que há uma  virtude  que, com muito empenho, deveria ser observada. A mansidão virtude das mais complexas e por isso mesmo riquíssima, pois integra outras,  igualmente,  importantes  como: a humildade, temperança, paciência, bondade e caridade. 

    A mansidão não deve ser confundida com  indolência e frouxeza mas sim  o caminho da paz e do bem.  Por isso, que "Bem aventurados os mansos porque eles herdarão a terra" (Mt 5:5). 

    Aprender que só se é feliz, plena e abundantemente, quando o seu proceder é coerente com a aplicabilidade do amor em toda a sua abrangência.  Entender que não é possível colher bons frutos se não se busca ser e dar o melhor de si. E o amor, nasce dos corações mansos e cientes da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor e mais digno.  (GESD) 

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

    

quarta-feira, 2 de junho de 2021

153/365: Adormeça embalado por bons pensamentos e lembranças.

     Lembrar de fatos positivos e mesmo nutrir pensamentos cheios de esperança, alegria e otimismo é uma maneira de cair no sono gostosamente.

   Adquira o hábito de antes de dormir, já na cama, refletir ou escrever pelo menos três coisas positivas ou boas que aconteceram naquele dia. Esse hábito também pode ajudar a reforçar ou celebrar o seu progresso, especialmente, se estiver passando por um período desafiador.  

    Todos os dias há o que ser jubilado e registrado na nossa memoria afetiva:  uma dificuldade superada, uma nova  oportunidade, uma aprendizagem, um reconhecimento e tantos outros motivos ou eventos que nos motivam a sermos gratos.

    E ai entramos em  outro bom hábito: agradecer. Ao lembrar ou ter algum pensamento bom, agradeça. Ser grato faz uma diferença para melhor na qualidade da sua vida. Pessoas gratas são mais felizes.  (GESD)

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

terça-feira, 1 de junho de 2021

152/365: Saber esperar

   Quanta angústia poderia ser evitada se, simplesmente, confiássemos no que de bom está reservado para nós. Muito de nós vivemos uma ciranda de expectativas e sempre buscando antever o futuro. Aguardamos com  impaciência, com muita pressa,  uma resposta, uma aprovação, uma aceitação.  Não vale a pena alimentar anseios. Aguarde com calma a resposta pois ela virá no tempo certo. Tenho um exemplo que ilustra essa postura. 

> Algumas visitas acontecem em uma casa que está a venda. E em cada visita o proprietário fica ansioso para saber se houve interesse ou não de quem visitou. Essas visitas são acompanhadas por um corretor, que já deixou combinado que avisará caso haja interesse do comprador. 

    O corretor assim como o proprietário tem interesses importantes com relação a venda do imóvel. Assim o sendo, com certeza, se houver interesse ou alguma proposta o corretor contatará.  Portanto,  é uma ansiedade desnecessária. 

    Precisamos acreditar que as coisas acontecem quando é o momento de acontecer. Saber esperar é uma virtude! Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer é ter fé! (GESD)

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


    

    

    

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...