domingo, 6 de junho de 2021

157/365: As vezes é sábio se afastar

     Ter o controle sobre as nossas emoções é uma das qualidades mais importantes que podemos desenvolver. Saber conduzir uma situação com temperança e educação, mesmo quando o outro parece querer nos tirar do sério não é das mais fáceis proezas.  

     Mas vale lembrar que podem ocorrer momentos em que o clima emocional esquenta e ai vale a pena pesar e pensar o traçado  que está se desenhando que pode não ser o mais harmonioso e pacifico. 

     Aprenda a identificar no seu organismo as mudanças de humor: respiração ofegante, rosto afogueado, tremor e tudo isso acompanhado de pensamentos e sentimentos negativos. Ao perceber esses sinais foque sua atenção por  breves segundos na sua respiração,  inspirando  e expirando  profundamente e bem devagar e  se possível saia do local da discussão ou do mal-estar.

    Às vezes dar uma "fugidinha" para ir ao banheiro; tomar uma água ou mesmo dar uma caminhada ajudam a abaixar a "fervura"     emocional. 

    E mais uma dica, preciosa, quando estiver se aborrecendo com alguém ou alguma coisa avalie se, realmente, vai ser bom dar evasão a cólera, a ironia e  grosserias. Avalie o estrago que vai ser o seu descontrole e as consequências dele. Acredite não vale a pena,  cinco minutos de descontrole emocional por uma vida de arrependimento e vergonha. (GESD) 

    Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

Um comentário:

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...