Reparem: A pessoa responde a forma como é tratada. Quando tratamos uma pessoa com cortesia, atenção e simpatia a pessoa, via de regra, retribui os mesmos comportamentos gentis.
Infelizmente, o inverso também é verdadeiro quando uma pessoa é tratada com grosseria, desatenção e antipatia há uma grande probabilidade de ter uma reação semelhante.
Essa regra se estende ou reflete em todos os ambientes onde ocorram relações interpessoais: família, trabalho, vizinhos e até os amigos.
Quando muitas vezes, inconscientemente, temos baixas expectativas com relação a uma pessoa: seja um filho, parceiro(a), a um amigo ou um funcionário com toda certeza esta pessoa perceberá como está sendo avaliado ou percebido. Ai vale, a pena, algumas perguntas para refletirmos:
> O seu filho ou filha está indo mal na escola. Será que este baixo rendimento não se deve ao fato de no intimo ele se perceber como um fracasso? Será que em algum momento ele se sentiu uma decepção para você, mesmo ele tendo tentado dar o seu melhor? Você reconheceu os seus mínimos esforços ou para você ele tem que ser o "melhor" em tudo?
As questões acima podem ser levadas para outros personagens e ambientes. E aí eu lhe pergunto como você tem tratado as pessoas do seu convívio? Você passa segurança afetiva e confiança nas pessoas das suas relações?
Ficam ai estas questões reflexivas que são holofotes para relações afetivas saudáveis e harmoniosas.
Um abraço fraterno
Nenhum comentário:
Postar um comentário