Ser responsável pelos seus compromissos e pela sua palavra, diferencia as "pessoas de bem". A responsabilidade é a consciência de que as nossas ações reverberam em todos ao nosso redor, isto porque não somos seres isolados.
Antigamente, os antigos diziam "minha palavra é dada com um fio de meu bigode" ou seja, não havia nada escrito apenas a certeza de que no dia e tempo fechados seria liquidada as pendências fossem elas quais fossem. E, curiosamente, os compromissos eram respeitados pelo receio de macular a dignidade e honra.
O homem, por mais simples que fosse, era respeitado pela palavra dada e, por sua preocupação em manter a lisura ou retidão em seus relacionamentos interpessoais.
Ter consciência de que, mesmo com o livre-arbítrio, há sempre de se considerar que cabe a cada um de nós preservar e cumprir os compromissos, firmados, sejam eles: financeiros, sociais e outros e isso é ser responsável.
Lembra: "As portas da confiança e credibilidade são abertas para a pessoas cônscias das suas responsabilidades e fechadas, com indignação, ao irresponsável." (GESD)
Um abraço fraterno
Nenhum comentário:
Postar um comentário