domingo, 28 de fevereiro de 2021

59/365: Reforma Intima: Suspeite do que você quer.

 Amados...

    São inúmeras as vezes que desejamos "algo"  e temos a certeza absoluta que a realização desse "algo" é  a  tão almejada felicidade.  

    No entanto, igualmente, acredito  que com frequência     vocês constataram  que aquele desejo ou "algo"  era frágil e ilusório e não se sustentou. Veio e foi e não deixou nada, apenas um grande vazio.  Não é verdade?! 

    Cuidem para identificar o que realmente importa para sua felicidade. Desejos e sonhos fincados no supérfluo, fútil e no aparente "esvaem pelos nossos dedos como água".  Podem até  serem  alcançados mas o "sabor" é efêmero e  insípido. 

    Desejos, sonhos construídos sob a tutela da auto-realização nos conduzem ao que melhor temos em nós mesmos e o resultado é duradouro e pleno.

       Portanto, suspeite do que você quer. Pergunte a você mesmo:

    > Isso que tanto desejo.  Por que é importante para mim? 

    > Esse desejo uma vez alcançado me fez sentir pleno, auto-realizado? Se sim, ótimo está no caminho certo. Se não, é bom repensar o que está desejando ou buscando. 

    Mais uma dica importante: Geralmente, os bons desejos não são egoístas, cruéis ou vingativos são sim dignos e fraternos.   

    Lembrando que auto-realização é a identificação dos nossos talentos e habilidades, assim como  todo o nosso potencial de crescimento em que procuramos colocá-los em prática.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog   

    

         

    

sábado, 27 de fevereiro de 2021

58/365: O Tsunami chamado Cancelamento.

Amados...

    Nesses tempos um novo tsunami vem atingindo as redes sociais a cultura do cancelamento. Onde o que se ouve, vê e faz se cair na censura ou no desagrado  de alguns gera a rejeição, exclusão e a punição em que fica claro a total reprovação: "Você deixou de Existir para Mim".  Sim, há situações que muito nos indigna e constrange no entanto pergunto: Onde está o "bom" debate em que há a replica e até a treplica.  

    Será que já não há muito ódio difundido por aí? Será que não seria hora de começar a mudar esses ventos da intolerância e da cegueira intelectual?  

   Urge  que a educação formal  retome debates, tocados, por excelentes docentes de Filosofia e Sociologia para abrir as mentes dos educandos  sobre os  diversos temas  tidos como polêmicos ou geradores de preconceito.  

    A educação é um caminho saudável e produtivo para todas as pessoas que com responsabilidade desenvolverão  suas ideias e posicionamentos e o retorno sobre elas.  

     Há um longo e árduo caminho a ser trilhado .  Há muito  a ser feito. Mas procuremos fazer a nossa parte buscando o conhecimento, bem fundamentado, como base para a estruturação de uma sociedade justa, responsável  e igualitária

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog   

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

57/365: O Poder do Um

 Amados, 

    Observem e  prestem atenção! 

    Vocês acreditam que para que as coisas aconteçam é preciso que  muitos estejam unidos em prol de uma mesma coisa ou idéia? Sim, é obvio que se há muitos aliados em um mesmo objetivo a chance de sucesso é bem maior.  No entanto, considere que uma ideia,  a principio,  teve a sua origem  em uma única pessoa que buscou concretiza-la e, posteriormente, foi agregada ou compartilhada  a outras pessoas. 

    Com isso os convido a refletir que: Você não precisa, esperar por ninguém, para fazer  aquilo que acredita. Vá e faça. E depois veja quem  te segue. 

    Alguns exemplos: 

> Se eu quero ensinar meu filho a ser proativo e dinâmico devo mostrar a minha proatividade e dinamismo, não apenas falar e motivar mas ter iniciativas  que mostrem minha proatividade e dinamismo. 

> Se quero um planeta limpo, devo começar a limpar a minha calçada, não importando se as calçadas dos meus vizinhos estão imundas. 

    É muito cômodo seguir o velho ditado: "Eu bem queria fazer alguma coisa, mas como ninguém faz eu também não vou fazer, afinal uma andorinha só não faz verão". 

Seja esse "Um" que mesmo estando sozinho não desiste de fazer  o que acredita e não espera pela maioria..  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog 


    

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

56/365: Reforma Intima.: A Elegância Interior

 Amados, 

    Sejamos elegantes! Não se preocupem no trajar  de roupas de corte impecável. Hoje vamos falar de uma outra elegância que é a elegância interior.

  Como é agradável estar perto de pessoas que exalam uma elegância interior que nos encanta, nos eleva. A conversa é amena e educada. Não nos escandaliza com histórias violentas e cheias de ódio. Seu sorriso é sincero e espontâneo irradiando uma boa energia. 

    A elegância interior se percebe nessas pessoas que não julga, não escandaliza e não menospreza ninguém pela sua condição social e de educação pois ela também se percebe simples,  humilde e, igualmente, um aprendiz.  

    As pessoas elegantes interiormente tem, na maioria das vezes,  uma disponibilidade muito natural, para com o outro. O sim flui e o não, quando o dito, é pensado e coerente. 

    Na sua elegância interior, há um cuidado de não faltar com a verdade, mas cuida para dizê-la com bondade e compreensão. É cônscia  dos seus direitos e deveres, mas não agride quem os desconhece e nem se assoberba  pelo seu conhecimento.  

    Sabe que as palavras foram feitas para serem expressas com liberdade,  mas que existe um imenso fosso quando essas são ditas de uma maneira grosseira  e irresponsável, que denota uma falta de traquejo e educação.  

    A elegância interior é o atributo das almas que buscam no caminho da Reforma Intima as suas melhores vestes.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog 


    

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

55/365: Tenha Medo...e Siga em Frente

 Amados...

    Vejam que interessante!!! Sentir medo é natural, afinal é como a febre que alerta que o organismo tem uma infecção.  O medo nos alerta de   alguma coisa que  pode nos por em risco. 

   No entanto, percebam que, apesar de sentirem medo  muitas pessoas seguem em frente, ou seja, o medo não é o problema. O problema está quando nos agarramos a ele. Nos agarramos ao medo, quando não acreditamos  que somos capazes de enfrentar todo e qualquer obstáculo que venha a nossa vida. Ressalva apenas em situações em que há um risco iminente à nossa integridade física, ou seja, a nossa vida.  

    Mas os medos enraizados em crenças e inseguranças emocionais devem ser observados,  reavaliados e superados. 

    Quando acreditamos que não somos merecedores e que não somos bons o suficiente.  São crenças que alicerçam o  medo mas também denunciam o desamor a si mesmo. Pois, quando nos amamos confiamos no nosso potencial de enfrentamento e de superação e nada pode nos derrotar mesmo, que estejamos, com medo. E isso acontece porque o amor é o motor da autoconfiança e da aceitação incondicional a si mesmo. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog   

 

    

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

54/365: Trabalho um lugar de Crescimento

    Amados...

    Quais dessas afirmações vez ou outra permeiam a sua mente:

    > Meu trabalho é estressante demais.

    > Meu chefe é uma imensa "mala sem alça", insuportável.

    > Não me sinto reconhecido no meu trabalho.

    > Todos os meus empregos são sem futuro.

    > Jamais serei bem-sucedido.

    > Ganho muito pouco no meu emprego.

    Acredito que, alguns de vocês,  já se depararam com esses pensamentos. E muitas destas afirmações são crenças que, inconscientemente, vamos nutrindo na nossa mente.  Simplesmente, vamos percebendo, sentindo e agindo muito pouco para mudar. 

  A questão que vale como reflexão é:  O que fez, de verdade, para melhorar a sua atitude mental e consequentemente melhorar a sua vida profissional? Sim, tudo começa no nosso mental: Se você tiver uma atitude positiva com relação ao trabalho ele poderá ser mais produtivo, criativo e prazeroso. A sua autoestima vai para as alturas. 

    E aqui vão mais algumas perguntas para gerar reflexão: 

    > Em um ambiente estressante  como você está administrando os seus afazeres, as prioridades.  Busca trabalhar com satisfação?  Pois até para apertar um parafuso tem que ter um jeito para um melhor resultado. 

    Se  você tem dificuldades de se relacionar com o seu chefe:

    >  O que você tem feito para mudar a maneira negativa de vê-lo. Simplesmente, o detesta ou tem tentado se aproximar e melhorar a maneira de avalia-lo. Esse esforço pode lhe valer uma boa amizade. 

    Se até hoje você trabalhou em empregos que não gosta e acha que ganha pouco: 

>  O que você tem feito para melhorar isso? Procurou se especializar, estudar, se capacitar ou até mudar de categoria ou área profissional?

    Essas reflexões todos nós que trabalhamos  em algum momento da nossa trajetória profissional já a fizemos. 

    Consideremos que a rotina do trabalhador muitas vezes  é bastante árdua e desgastante, mas quando há uma predisposição a se desenvolver  e buscar melhorias na sua performance  ele alavancará um progresso ou crescimento nas suas atividades gerando uma grande satisfação em todos os âmbitos. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog      



    

    

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

53/365: O sufoco: Recortes da Infância

    Eram os idos de 1955 ela dormia o sono tranquilo da sua infância no quarto a meia luz da casa da sua amada avó. Acorda e se surpreende com o silêncio da casa e aí lembra que a sua avó havia comentado que iria dar um "pulinho" na igreja da frente para marcar o casamento da sua caçula. Tudo seria muito rápido e logo ela voltaria. A menininha desce a escada e fica sentadinha, na soleira da porta,  olhando para a igreja do outro lado da rua.  Dos seus olhinhos brotam lagrimas que expressam a súbita saudade da sua mãe que a deixará sob os cuidados da sua mãe, avó materna da garotinha. Motivo:  ia para a maternidade.  Nisso passa uma senhora, que ao vê-la chorando se aproxima e pergunta o porque da tristeza. A pequena explica que quer a mãe e que sabe que ela mora naquela rua e aponta o dedinho, na direção de uma  rua qualquer. A senhora a pega pela mão e,  pensando que a pequena estava perdida se dispõem em ajuda-la a voltar para sua casa. 

    Não achando a casa da mãe da garotinha. A senhora leva a pequena  para sua casa e a alimenta. A noite, se estendia, e chega a casa um policial, marido desse senhora,   assustado ao ver a   criança diz que todo mundo estava atrás da pequena  e que  a sua avó estava na delegacia, enlouquecida, a procurando. Lá se vão policial e a pequena para a delegacia. Ao chegar a sua avó a abraça aos prantos e leva uma reprimenda do delegado por deixar uma criança sozinha. 

    Essa história e um recorte da minha infância e   compartilho com vocês para que entendam que muitas vezes julgamos as pessoas sem saberem suas reais intenções. A senhora, não era uma sequestradora, mas sim uma bondosa pessoa que queria me ajudar a voltar para minha mãe. A minha vozinha não era irresponsável e sim ela acreditava que, eu continuaria a dormir, como sempre dormi muito à tardezinha e que daria tempo para voltar antes de eu acordar. 

    A vida é assim. Que sufoco!!! tanto para a bondosa senhora como para minha vozinha. Eu mesma estava apenas olhando tudo com o olhos divertidos da minha infância. Sem entender: o que era sequestro e irresponsável. 

 São tantas nuances interpretativas, tantos motivos, tantas justificativas. Por isso, julgar e condenar é um risco avaliativo.  Ouvir todos os lados é ser sábio. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog

domingo, 21 de fevereiro de 2021

52/365: A verdadeira Mudança se dá lentamente

 Amados...

    É muito bom quando se percebe, pela  auto-observação,  que precisamos mudar. Quando sentíamos que  algo esta nos atrapalhando ou impedindo o nosso avançar para uma vida harmoniosa. Abaixo elencarei algumas situações que, geralmente, se buscam mudar:

> Conflitos com as nossas emoções, que ora percebemos extremadas como:  raiva, ciúmes, inflexibilidade, impulsividade,  impaciência ou intolerância e outros;

>  Sentir-se fragilizado por alguém ou refém de situações abusivas que culminam  em uma baixa autoestima. 

> Ansiedade patológica que impede de viver plenamente o presente.

    Todas essas situações e muitas outras são cogitadas em mudar.

  Porém, além da auto-observação é importante um outro grande passo: O entendimento  de que a verdadeira mudança se dá lentamente, não em alguns meses e anos, mas ao longo de décadas e até  de uma vida inteira. 

  É importante, entender que o proposito de mudar e continuar mudado é um processo continuo e, muitas,  intermitente. 

  Também há um outro fator a ser considerado a Resistência em que o individuo se nega, inconscientemente, a perceber, mesmo em sofrimento, que precisa rever e mudar seus comportamentos.  Daí buscar o recurso da Psicoterapia que auxilia a identificação e clarificação do que carece de ser mudado e também a manutenção do comportamento. 


Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb
https://linktr.ee/mfbblog

 

   

  

 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

51/365: Não se Envergonhe ou fique Constrangido por Causa das suas Necessidades

     Amados...

    As vezes nos sentimos tão "pequenos" até insignificantes  diante das nossas imensas necessidades. Sentimos que faltam tantas coisas  importantes,  para nós,   naquele momento. Não se envergonhe das suas necessidades e muito menos se revolte por estar passando por elas. 

    Na vida passamos por muitos momentos difíceis. Parece que não há uma saída que está emperrada.  Tal qual   um burrinho que por mais que seu dono o ameace com o chicote ele não arreda, não se move, empacou. No entanto, observe, o seu burrinho, está apenas cansado e tomando folego, talvez a carga esteja muito pesada. Alivie o seu fardo e ele retoma a marcha.   O burrinho, somos todos nós, nesta árdua trajetória que é, muitas  vezes, a vida. Analise se você não está se sobrecarregando com fardos desnecessários para sua viagem. Algumas vezes, o que precisamos ter ou carregar é muito menos do que exigimos ou desejamos.  Pense nisso!

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

50/365 - Não se Preocupe. Você é Capaz. A gente dá um Jeito.

 Amados, 

    Como é bom ouvirmos  nos momentos de insegurança ou dúvida,  esse refrão: "Não se preocupe. Você é Capaz. A gente dá um Jeito!" É como se uma mão invisível nos empurrasse   para frente e ainda nos desse  a certeza de que de um jeito ou de outro não estaríamos sozinhos. 

     Acredito que muitos de vocês já tiveram oportunidade de ouvir de seus pais esse refrão. E isso valida cada vez mais a certeza de que nossos pais são um porto seguro em que podemos atracar o nosso barco diante das intempéries.

    Esse mesmo refrão também pode ser ouvido por pessoas amigas  que nos conhecem e não se furtam de nos ouvir e ter sempre uma palavra de incentivo, esperança e coragem. E,  também,  nos tranquiliza nos apoiando nas dificuldades. É como se ouvíssemos: - Fique tranquilo a gente dá um jeito.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

 

    

    

      

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

49/365: O Poder das suas Histórias Pessoais.

 Amados...

    Vocês já pararam para observar o desenhar da sua história pessoal?  Vocês não se encantam  com tudo que você já viveu até esse momento? Tantas vitórias, frustrações, realinhamentos de rotas, superações e riquíssimos aprendizados. A nossa História Pessoal é algo muito importante. É a nossa Marca, é o que vamos construindo pelas nossas experiências. 

    A nossa história pessoal vai nos moldando. Há nela muitos enredos, eventos e personagens que em determinados momentos tem a sua importância. Se vocês, observarem, tudo que passamos de bom e de ruim, de agradável e desagradável, de triste e alegre,  tudo... tudo mesmo nos agrega alguma coisa que enriquecerá o nosso curriculum de vida.   

    Em algum, momento, talvez quando não estivermos mais aqui nesse plano alguém lembrara de nós e contará um pouco da nossa história e como ela foi significativa, de alguma maneira,  na  sua vida.  Não é maravilhoso!!!

    Michelle Obama, sempre foi uma mulher de grande valor humano. em seu livro: Minha História, ela relata com grande carinho e admiração, algumas  histórias pessoais dos seus colaboradores. Como por exemplo uma jovem latina que crescera na zona sudoeste de Chicago e fora para Harvard ou de um de um rapaz de 26 anos que largara o ensino médio, mas continuara estudando sozinho com livros da biblioteca e depois voltara para tirar o diploma.  

 Quando desejei cursar Psicologia, não consegui entrar na Universidade que eu queria. Mas não desisti e consegui uma bolsa de estudos para uma outra Universidade que, igualmente,  realizou meu sonho. E vejam lá se vão 34 anos de jornada nessa profissão que amo. Com certeza esse momento de minha vida está registrado na minha História Pessoal do qual tenho imenso carinho. 

    Desejo que vocês sempre considerem, admirem  e enriqueçam  a sua  História Pessoal. 


Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

48/365: Reforma Intima: Toda palavra tem um poder

 Amados, 

  Na constante busca de nos reformarmos interiormente; na observação das nossas atitudes; trilhando as veredas da sensatez e coerência. Há um caminho seguro é infalível para esse melhor proceder: Pesar as palavras.

     Pesa as tuas palavras, os teus dizeres. Só abras a tua boca se dela sair o que agrega, pacifica e acalma. Seja cuidadoso e até parcimonioso com que relatas ou compartilha.

     Há certas pessoas que jogam as palavras ao ar como se fossem confetes que grudam no suor das nossas dores. Seja responsável! 

    Toda a palavra que você diz a um ser humano causa um efeito que pode ser danoso ou benéfico.  Portanto, filtre a sua consciência antes de proferir qualquer coisa para o teu próximo. Uma palavra dita é como uma flecha disparada, que não dá para segurar. 

   Exercite teu amor ao próximo na lucidez que se não ajudar e melhor se calar.  

        

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

47/365: Todo Mundo Fracassa um dia!

Amados...

    Não se desapontes com você diante de alguma coisa que não deu certo. Há certas coisas que não temos como vencer  e nos sentimos impotentes. É natural. São muitas as situações que lutamos...lutamos e não conseguimos mas a vida pode te mostrar outras alternativas que, igualmente, te realizem. 

    Vou compartilhar com vocês uma historia pessoal. Meu marido, desde menino, desejava  ser médico. A sua família era muito pobre e muito cedo ele teve que trabalhar para estudar e se manter. Saiu da sua terra natal e foi tentar a sorte na "cidade grande" lá ele fez cursinho, mas só conseguia pontuação para entrar nas universidades de medicina particulares, naquele tempo não havia os créditos educativos e nem Prouni. Era muito difícil. Ele   tentou uns 3 anos e finalmente concluiu que não conseguiria bancar o curso particular  e optou por outra formação, Biomedicina.  Ele se formou  e optou por ser docente, se tornando um excelente professor para alunos universitários da Área da Saúde lecionando Microbiologia e Imunologia. E vejam vocês! Em muitas formaturas ele foi homenageado pelos formandos do Curso de Medicina. Até hoje,  vez ou outra,  ele se depara com seus ex alunos, agora médicos,  que lembram com gratidão  os conhecimentos adquiridos em suas memoráveis aulas.  

    Amados, a vida é assim nem tudo é do jeito que queremos ou acreditamos que seja para nós. Mas o importante e perseveramos e não desistirmos de ser feliz de um jeito ou do outro. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

46/365: Arrisque-se: Saia da Zona de Conforto

     Amados...

    Sim, eu sei é tão seguro e confortável fincar e estabelecer morada em lugares, ares e espaços que conhecemos bem, pois afinal já estão  lá  há tanto tempo. Assim o são:  empregos enfadonhos, trabalhos rotineiros, relacionamentos afetivos perdidos na mesmice e suportados em prol de alguma:  responsabilidade, culpa ou  ilusão; velhos hábitos que relutamos em abrir mão, mesmo cientes que não são bons, mas... é tão confortável, tão seguro, tão contumaz.  

    Toda mudança requer, coragem e determinação. Nada nos vem, sem esforço,  garra e um certo desconforto, afinal, sair de algo que estamos arraigados,   é como arrancar uma erva daninha que tem suas raízes fortemente fincadas no nosso ser. 

    Sim, mudar não é fácil  arriscar-se é mais temeroso ainda. Eu sei...No entanto, os convido a imaginar o que poderia mudar na sua vida ao  sair deste ilusório conforto. A nova pessoa que você poderia ser. As novas conquistas,  empreitadas, realizações e  experiências.  Vamos lá?!

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


   

domingo, 14 de fevereiro de 2021

45/365: Que Marcas Você quer Deixar Nesse Mundo?

 Amados...

    Viver é um constante dinamismo, são "vai e vem"  em que  como flashes nos deparamos com tantas pessoas, eventos e nos mais diversos momentos. São tantas coisas que são percebidas em nosso viver, tantas experiências/vivências umas tênues outras marcantes e intensas. Vocês já pararam para se dar conta que deixamos rastros ou marcas típicas que são somente nossas. Com certeza seremos lembrados por essas marcas  ou rastros.  E isso é muito importante. Fará toda uma diferença  na maneira como você está conduzindo sua vida. E aí eu pergunto a cada um de vocês: 

> Como você se percebe? Quais as qualidades que você, sinceramente, acredita que te definem? Como você acredita que será lembrado pelos seus pais, filhos, parceiro(a), colegas de trabalho, amigos, vizinhos. 

    Vou dar alguns exemplos: 

> A minha falecida sogra, era extremamente simples, mas me chamou atenção, logo quando a conheci, a sua disposição em servir.  Os netos, diziam que podiam chegar na casa dela a hora que fosse que ela sempre faria uma comidinha caipira. E outra coisa é que nunca ouvimos ela reclamar de cansaço ou desanimo. Outra coisa que era muito dela era sua imensa fé, tanto que na sua cidadezinha ela era a benzedeira. E percebia-se nela uma grande alegria quando dizia que até filho de médico ela benzeu. As marcas dela, no qual é lembrada até hoje é sua disposição em servir, resiliência  e a fé. 

> Os meus pais também deixaram marcas, os dois como arrimos de família  cuidaram dos seus irmãos. E eram muitos, tanto de um lado quanto do outro. A casa de meus pais  era um porto seguro em que os familiares atrancavam,  se organizam,  se fortaleciam e seguiam seus rumos.  Ainda hoje há uma imensa gratidão por parte de todos eles. As marcas que meus pais deixaram foi de solidariedade e fraternidade.

> Compartilho com vocês um evento muito emocionante do meu pai para comigo. Meu, falecido,  pai tinha um velha Bíblia ilustrada. Um dias desses eu a folheava e  em uma pagina vi as  iniciais do meu nome e logo abaixo escrito. "Essa você pode confiar". E realmente, acredito que umas das marcas que me definem e a confiabilidade. 

Amados, quais marcas que  você está deixando na sua estrada? Como você será lembrado? Pense nisso!

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


 

    

      


sábado, 13 de fevereiro de 2021

44/365: Reforma Intima: O que te Joga para Baixo

 Amados...

    Vocês já perceberam como há momentos ou situações na vida que nos sentimos para "Baixo", ficamos tristes, irritados, desesperançados, decepcionados e outros sentimentos negativos. Muitas vezes, esses sentimentos afloram quando você se depara com determinados eventos que lhes agridem psíquica e espiritualmente.

    Compartilho com vocês um desses eventos que muito me chocou durante uma das minhas  caminhadas matinais. Observei, enquanto aguardava o semáforo abrir,  um jovem motorista que sem o menor constrangimento jogou pela janela a embalagem de seu cigarro. Fiquei chocada!!! Na hora me lembrei do tempo do ginásio em que eu e as demais alunas, uma vez por semana, na aula de Educação Moral e Cívica éramos orientadas a guardar na nossa bolsa, caso estivéssemos na rua, os papeis de bala e quando chegasse em nossas casas os jogaríamos   na lixeira. 

    Pode até parecer um certo exagero, de minha parte,  mas são nas pequenas atitudes que se moldam as grandes virtudes. Quando cuidamos até do nosso lixo pessoal  e nos preocupamos em acomoda-los nas lixeiras estamos demonstrando um respeito para com o meio ambiente e para com todos nós. 

    Outra coisa que possivelmente nos leva para "baixo" provocando uma certa decepção é observarmos como algumas pessoas tem uma dificuldade imensa de dizer: Obrigada(o), Por favor, Me desculpe, Com licença.  É como se elas se sentissem inferiorizadas com essa polidez ou gentileza.  

    Enfim, são muitas as situações que podem nos deixar aborrecidos ou para "baixo",  mas  vejo que elas são  oportunidades de exercitar a paciência e a contemporização, afinal estamos todos nesse plano para dele tirarmos grandes aprendizados uns com os outros. 

    Acredito, que um dos aprendizados seja: Busque fazer o melhor, faça a diferença no  seu bom proceder.  

    Acredite que de "um em um" todos construiremos uma sociedade digna, cidadã e humana.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com

Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

 

    

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

43/365: Reforma Intima: Pense o que te Impulsiona para o Alto.

 Amados,  

Hoje os convido a pensar o que os impulsionam  para o Alto.  Como "Alto" entenda-se   estados psíquicos e também espirituais em que nos sentimos:  motivados, receptivos, agraciados, sensibilizados com uma emoção positiva de gratidão; admirados, estado de graça e até abençoados.  Sim, abaixo elencarei  alguns desses estados de "Alto:

> Receber noticias da recuperação da saúde de uma pessoa querida por nós;

> Saber que alguém que estava passando por uma grande dificuldade financeira, conseguiu reequilibrar-se de novo. E está feliz. 

> Perceber que o entendimento e a paz se restabeleceu em um lar que estava  em conflito. 

> Ouvir uma musica como "Eu Navegarei" e sentir uma conexão com o Espirito Santo. Vem um arrepio e um misto de jubilo que enche o peito. 

> Orar ajoelhado e sentir no silêncio a Presença de Deus.

> Entrar em uma igreja vazia e seus ouvidos acolher um lindo cântico.  

> Sentir que o que você está fazendo é o caminho certo.

> Ouvir o riso de uma criança. 

> Ser recepcionado por uma criancinha, que mal te conhece, e vem com os bracinhos estendidos na sua direção e se aconchega. É um presente! 

> Sentir o olhar dos netos, felizes, de te ver de novo.

> Fazer a comida predileta da pessoa amada e receber efusivos elogios. 

> Sentir o abraço de um filho, no momento de uma profunda tristeza,  como quando você perde alguém muito especial.

>  Fazer o Bem sempre que a oportunidade se apresenta. E como faz bem,  a nós mesmos,  fazer o bem. 

> Perceber o respeito e admiração dos seus pares e o reconhecimento do seu trabalho. 

> Sentir que um bom hábito está se instalando em sua vida. 

> Receber a ligação de um amigo que estava meio perturbado e preocupado  e perceber que quando encerrou a ligação você o deixou mais sereno e confiante.  

> Finalmente, reconhecer, o que  precisa mudar e ativamente mudar. É muito bom!!!

    Amados, são tantos momentos que nos impulsionam para o "Alto" em que nos sentimos plenos e felizes!!! Se observe, sinta e se pergunte: Quais os momentos que me elevam para o "Alto"? Registre em seu coração. 

   Esses  estados de "Alto" são sinalizadores do sucesso na nossa Reforma Intima. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

42/365: - Ciúme

 Amados,

    Cuida para que o ciúme não te consuma.  Lampejos desse sentir  que vem a ti em um olhar furtivo, uma conversa interrompida, uma afeto não manifestado, são situações, que podem te fragilizar pela desconfiança. No entanto, antes de deixar que esse sentimento tão  desconfortável te perturbe,  observa se existe uma razão para tanto. E mesmo, seja sensato, pois  muito exageramos com que julgamos ver, ouvir ou sentir. E isso é insegurança. 

    Uma outra atitude a desenvolver é entender que não podes e,  muito menos,  não deves desejar que o "outro" como um satélite orbite em torno de ti, pois se assim desejas existe aí uma posse que não agrega mas sim separa e  prejudica as interações afetivas. 

    Portanto, busque ser sereno, seguro  e confiante em ti mesmo. Esse é o caminho da saúde mental e, principalmente, de afetos saudáveis e recíprocos. 

    Emprestando, de Iran Abrahim Jacob:   "A Confiança e o Ciúme é como o dia e a noite. Se um deles reina, o outro não pode existir."

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

41/365: Entenda! Você não precisa do outro para ser feliz!

 Amados...

    São inúmeras vezes que você se percebe carente de alguma coisa. Não é verdade? Alguns momentos você até acha que a sua carência se deva a falta de uma determinada pessoa. Sim. Pode ser. Vamos pensar sobre esse "delicadíssimo" assunto? 

    1) Entender o que é carência: falta ou necessidade de alguma coisa; necessidade afetiva. Vamos nos ater a necessidade afetiva. 

    2) Necessidade Afetiva: Se pergunte por que para você estar bem  precisa, na maioria das situações, da atenção ou aprovação do outro? Se observe e veja o que você está fazendo, ou muitas vezes, felizmente,  inconscientemente manipulando por essa atenção ou aprovação. O que você está  cedendo para a obtenção dessas benesses? Se observe, veja o trajeto da sua vida, tudo que você já passou de bom e de ruim. Se veja, se perceba. Você é uma pessoa que já conseguiu tantas coisas por seu próprio mérito e esforço. Sim, houveram momentos bem difíceis. Não é mesmo?! Mas veja você de alguma maneira conseguiu. Como se diz, aos "trancos e barrancos".

   3) Portanto, se abrace, se curta, se admire, se AME! Descubra coisas para você e por você! Coisas que você gosta! Se divirta, ponha uma musica para tocar e dance...dance...ou cante, cante...Faça algo que lhe dê prazer.

  4) Ninguém pode ser melhor companhia do que você com você mesmo. Sim. Eu sei é bom estar com as pessoas que queremos bem. Mas é muito bom, querer bem a nós mesmos, e isso é um exercício diário de Amor.  

   Se em algum momento você gostaria de estar com uma determinada pessoa, quer seja um amigo, um familiar e não é possível se contente em estar com você. Faça coisas para e por você, coisas que te gratifique, preencha e te ocupe. 

    Lembre-se: Ninguém tem como Projeto de Vida, exclusivamente, o outro até porque se assim for  você correrá o risco de não olhar para si mesmo e isso é desamar-se.  

    Todos nós estamos em um percurso evolutivo. Depende apenas a nós a maneira como conduziremos o nosso viver. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


     

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

40/365: Filtre...Filtre...Cuidado com o que segues.

 Amados...

  Cuida para filtrar o que nada lhe acrescenta ou contribui para sua harmonia, serenidade e completude. Ir por influências de outros podem só lhe trazer tristeza e frustração.  

    Seja criterioso sobre as influências  que apregoam corpos esculpidos e padrões de beleza, vidas glamorosas e uma felicidade expressa em sorrisos perfeitos. Mas que muitas vezes, escondem, um grande vazio. Filtre...filtre, nem tudo pode ser considerado, nem toda a informação pode ser levada a sério. Há muito falso brilho e falsas promessas. Não se iluda!  

    A tua felicidade, está na maneira como você cuidará dos teus sonhos e o que fará para alcança-los sem que perca, no meio do caminho, a tua paz,  harmonia e identidade.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

39/365: Reforma Intima: Eu acima de Tudo e de Todos

 Amados...

    O egoísmo se assemelha  a uma teia de aranha que prende suas vitimas e a consome na sua involução. Triste daquele que tem os seus olhos voltados apenas para si mesmo. Que se furta pela ausência de  delicadeza e compaixão a voltar-se para o seu próximo. 

    É triste porque muitas vezes as ações do egoísta, pelo exemplo, contamina seres em formação de caráter. Que aprendizado pode se esperar   para uma criança que vê um dos seus pais cortar o caminho por em um posto de combustível,  que trafega pelo acostamento, que fura fila,  que finge dormir para não ceder lugar a uma gravida ou idoso, que joga o seu lixo pessoal na rua, que não respeita a lei do silêncio? 

    E o mais triste é que alguns indivíduos, se vangloriam por burlar as normas, que conduzem a uma boa convivência social. Se consideram  "espertos", verdadeiras, "águias". Mas, ledo engano um dia a vida  mostrará o resultado de escolhas egoístas  em que a única regra é "Eu Acima de Tudo e de Todos". 

   Reportando, um dizer anônimo: "Não existe castigo nem recompensa,  mas sim as consequências. Afinal o plantio é livre mas a colheita é obrigatória".  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb




 

      

domingo, 7 de fevereiro de 2021

38/365: A Reforma Intima e as Diferenças Individuais

 Amados...

     Há um aprendizado que faz toda a diferença na Reforma Intima, é  o respeito às diferenças individuais. Sim, somos seres únicos, singulares e com diferenças próprias que advém da construção da personalidade de cada individuo e as influências sociais e educacionais.   Conviver com as particularidades de cada um   é um verdadeiro exercício de humildade, paciência e tolerância. 

    As pessoas são diferentes, nos seus gostos, nas suas comunicações, nos seus pontos de vista, nos seus valores, nas suas crenças.  Respeita-las não as julgando com o olhar escandalizado e a língua ferina é sem duvida um grande ganho para o seu crescimento psíquico e espiritual no processo da Reforma Intima. 

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

  

sábado, 6 de fevereiro de 2021

37/365: Conexão com Deus

 Amados...

    Buscar a conexão com Deus transcende muitas vezes a nossa compreensão. É difícil se unir em plena e irrestrita confiança na certeza da Presença de Deus em nossa vida, se não tivermos uma predisposição espiritual para busca-la. É necessário que a queira, que a busque com sinceridade.   

    Não ambiciono que ao me ler você comece a ter uma conexão com Ele. Mas, como o meu proposito é passar as minhas percepções, avaliações e, principalmente, experiências.  Vamos lá...

   Para se conectar com Deus desacelere durante o seu dia, o nosso espirito precisa de pequenas pausas para orar ou meditar. Lembre-se você não está falando com um ser qualquer, enquanto corre ou responde para alguém.  Você está falando com um Ser Divino, concentre-se Nele com muito respeito e amor. 

    Muitas vezes, buscamos respostas Dele, e queremos tê-las imediatamente. Não é assim que as coisas são. Ele te responderá no tempo que você precisa para amadurecer a tua consciência. Algumas vezes as respostas que Ele nos dá são muito sutis, imperceptíveis, que só algum tempo depois você As  perceberá ou se dará  conta. 

    Como saber que a nossa conversa com Ele está ativa?  Sinta no seu espirito a leveza e o alivio, durante e após a conversa. Quando conversamos com Ele há uma emoção de gratidão  e de amparo. Lembra, quando você era criancinha e no medo você corria para os braços de um dos seus pais? Sim é essa sensação de acolhimento e de colo. 

    Um pequeno lembrete: quando se fala de Deus ou se escreve sobre Ele a reverência tem que estar presente. Daí preceder com a letra maiúscula. Afinal como explanei acima estamos nos referindo a um Ser Maravilhoso,  Único e Divino -  Deus!!!

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

     

   

      

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

36/365: Não Apresse a Vida, simplesmente, a Viva.

  Amados...

    Como uma criança que conta, avidamente, nos seus dedinhos o passar dos dias para a chegada do seu tão sonhado presente e torce para que esse dia chegue logo. Assim somos, muitos de nós, na eminencia de algo muito bom para acontecer emergimos em um estado de ansiedade e atropelamos o dia presente na torcida de que ele se vá e o dia feliz ou bom chegue o mais rápido. 

    No entanto, o dia feliz ou bom, só chegará no seu devido tempo. E aí o que você está fazendo com o seu dia presente, com o seu agora? Não atropele o presente, viva o seu dia, plenamente, observe quantas coisas para fazer, para aprender, para melhorar, para corrigir, para avançar. Quantas coisas interessantes a sua volta no dia que você está. No seu momento presente. No seu Agora. 

    Quando, finalmente,  o dia tão feliz e bom chegar você perceberá que os outros dias passados também foram, igualmente, tão felizes e bons. Afinal, Não apresse a vida,  simplesmente,  Viva a Vida.

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 


 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

35/365: Conexões

 Amados...

    Estabeleça conexões sadias, proveitosas e preciosas nas suas interações. Ao buscar ligações que gerem união, identificação e entrosamento abrimos o nosso pequeno universo interior para o outro. No entanto, lembre-se que as conexões se fortalecem quando praticamos a reciprocidade em que a empatia é o motor.  

    Relações interpessoais em que, apenas uma das partes, busca fortalecer a relação tende a se esvaziar. Portanto, se esforce,   seja atento no  estar presente e atuante na conexão com o outro.

     Desenvolver uma escuta ativa e um forte senso de pertencimento geram gratificações para ambas as partes. As conexões positivas são como uma planta que fica, mais bela, pelos cuidados do seu jardineiro. E o jardineiro fica muito feliz pela beleza que os seus cuidados amorosos produziram na sua planta. 

    Assim são as conexões saudáveis,  profundas e permanentes ambas as partes, contribuem  para o ganho do outro e vice-versa.  Ambos se beneficiam.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

34/365: Que "história" você cria para esconder as limitações?

     Amados...

    Quantas vezes, criamos histórias para  nós, que repetimos tantas e tantas vezes que acabamos acreditando nelas. Mas se prestarmos bem atenção estamos fugindo de encarar uma verdade difícil e dolorosa. E que verdade é esta? O medo de fracassar, o medo de não dar conta;  a crença  de não  ser merecedor. 

       Esses "senões" que tem sua origem no medo e também em crenças  são reflexos dos aprendizados adquiridos  na infância ou adolescência.  Uma maneira de começar a destravar e revelar esses "senões"  é se perguntar:

> Qual a limitação que percebo em mim? ou  O que está me impedindo de alcançar meus objetivos?  

>  O que posso fazer, uma vez identificada a limitação, para supera-la? 

   É um longo processo de autoconhecimento e  buscar ajuda especializada pode ser um bom caminho.  

      Se autoconhecer é permitir o renascimento de um "novo homem" que identifica seus  carismas, talentos e habilidades. Ele reconhece que é, naturalmente, merecedor pelo seu DNA espiritual.  

       Vamos lá!!! 


Acompanhe também em vídeo




Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

           



       

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

33/365: Comemorar

 Amados...

     Você já reparou quantas coisas boas já aconteceram e estão ainda acontecendo em sua vida. Hoje os convido a comemorar estas coisas. E para melhor entender vamos conhecer a etimologia desta palavra, que é latina, e seria assim escrito - commemorae - trazer à memoria. E também tem o sentido de com-memorare que é recordar junto com o outro. 

    Então... traga a sua memória os momentos em que você foi tomado por uma sensação de plenitude, de grati por coisas ou situações em que você foi  agraciado: um novo emprego, uma promoção, o seu casamento, o nascimento dos filhos,  a aquisição de algo que a muito tempo você desejava, como por exemplo: a sua casa própria; o seu carro,  a recuperação  da sua saúde, após um período adoentado,  e outros inúmeros momentos em que você conseguiu algo ou mesmo superou alguma dificuldade. E lembre-se também de trazer a memória, as inúmeras pessoas que transitaram  pela sua vida e que lhe ajudaram, em algum momento,  e te proporcionaram   motivos para estar feliz para se sentir em jubilo.  São tantas pessoas,  não é mesmo?  Exercite essas memorias esses momentos e COMEMORE. 

    E também com-memorare, isto é, recordar junto com o outro. Recordar os momentos bons, momentos de alegria, momentos de rico aprendizado de troca tanto para você como para o outro.   Por isso, que é tão bom as comemorações em família, mesmo as mais singelas, ficam registradas na nossa memoria afetiva. E estas devem ser lembradas. 

    Nesta minha vida, muitos aniversários eu comemorei, no entanto, há aniversários que nunca esquecerei que aconteceram quando era uma criança junto com os meus irmãos e meus pais.   

    Mamãe comprava um bolo Pullman partia no meio e recheava com um creme que ela mesma fazia e cantávamos um estrondoso parabéns. Era tudo tão simples e tão desprovido de vaidade. Mamãe, queria apenas,  apesar dos poucos recursos, comemorar o aniversário daquele filho. Ainda hoje esses momentos me vem na memória e me enche de gratidão pela criatividade e amor de minha mãe. E a lição que ela passou a seus filhos. COMEMORE!!! mesmo de uma maneira tão simples, mas COMEMORE!!!

    Amados, comemore a vida.   Nas  comemorações há uma energia boa que transcende e faz muito bem a todos envolvidos.  Portanto, celebre tudo o  que conquistar e lembre-se de compartilhar com as pessoas queridas.  


Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


   


     

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...