sábado, 13 de fevereiro de 2021

44/365: Reforma Intima: O que te Joga para Baixo

 Amados...

    Vocês já perceberam como há momentos ou situações na vida que nos sentimos para "Baixo", ficamos tristes, irritados, desesperançados, decepcionados e outros sentimentos negativos. Muitas vezes, esses sentimentos afloram quando você se depara com determinados eventos que lhes agridem psíquica e espiritualmente.

    Compartilho com vocês um desses eventos que muito me chocou durante uma das minhas  caminhadas matinais. Observei, enquanto aguardava o semáforo abrir,  um jovem motorista que sem o menor constrangimento jogou pela janela a embalagem de seu cigarro. Fiquei chocada!!! Na hora me lembrei do tempo do ginásio em que eu e as demais alunas, uma vez por semana, na aula de Educação Moral e Cívica éramos orientadas a guardar na nossa bolsa, caso estivéssemos na rua, os papeis de bala e quando chegasse em nossas casas os jogaríamos   na lixeira. 

    Pode até parecer um certo exagero, de minha parte,  mas são nas pequenas atitudes que se moldam as grandes virtudes. Quando cuidamos até do nosso lixo pessoal  e nos preocupamos em acomoda-los nas lixeiras estamos demonstrando um respeito para com o meio ambiente e para com todos nós. 

    Outra coisa que possivelmente nos leva para "baixo" provocando uma certa decepção é observarmos como algumas pessoas tem uma dificuldade imensa de dizer: Obrigada(o), Por favor, Me desculpe, Com licença.  É como se elas se sentissem inferiorizadas com essa polidez ou gentileza.  

    Enfim, são muitas as situações que podem nos deixar aborrecidos ou para "baixo",  mas  vejo que elas são  oportunidades de exercitar a paciência e a contemporização, afinal estamos todos nesse plano para dele tirarmos grandes aprendizados uns com os outros. 

    Acredito, que um dos aprendizados seja: Busque fazer o melhor, faça a diferença no  seu bom proceder.  

    Acredite que de "um em um" todos construiremos uma sociedade digna, cidadã e humana.  

Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com

Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

 

    

2 comentários:

  1. Amiga
    Aprendi isto em casa. Colocar o lixo na bolsa caso não tivesse um local para jogar legitimamente. Otimo texto. Quanto teria a dizer sobre isto.
    Obrigada por escrever

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Cleus,
    Sim. Há tantas coisas para se falar sobre o que nos deixa para "baixo", Não é? Mas tenhamos paciência um a um todos chegaram ao bom senso. beijo e abraço saudoso.

    ResponderExcluir

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...