terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

33/365: Comemorar

 Amados...

     Você já reparou quantas coisas boas já aconteceram e estão ainda acontecendo em sua vida. Hoje os convido a comemorar estas coisas. E para melhor entender vamos conhecer a etimologia desta palavra, que é latina, e seria assim escrito - commemorae - trazer à memoria. E também tem o sentido de com-memorare que é recordar junto com o outro. 

    Então... traga a sua memória os momentos em que você foi tomado por uma sensação de plenitude, de grati por coisas ou situações em que você foi  agraciado: um novo emprego, uma promoção, o seu casamento, o nascimento dos filhos,  a aquisição de algo que a muito tempo você desejava, como por exemplo: a sua casa própria; o seu carro,  a recuperação  da sua saúde, após um período adoentado,  e outros inúmeros momentos em que você conseguiu algo ou mesmo superou alguma dificuldade. E lembre-se também de trazer a memória, as inúmeras pessoas que transitaram  pela sua vida e que lhe ajudaram, em algum momento,  e te proporcionaram   motivos para estar feliz para se sentir em jubilo.  São tantas pessoas,  não é mesmo?  Exercite essas memorias esses momentos e COMEMORE. 

    E também com-memorare, isto é, recordar junto com o outro. Recordar os momentos bons, momentos de alegria, momentos de rico aprendizado de troca tanto para você como para o outro.   Por isso, que é tão bom as comemorações em família, mesmo as mais singelas, ficam registradas na nossa memoria afetiva. E estas devem ser lembradas. 

    Nesta minha vida, muitos aniversários eu comemorei, no entanto, há aniversários que nunca esquecerei que aconteceram quando era uma criança junto com os meus irmãos e meus pais.   

    Mamãe comprava um bolo Pullman partia no meio e recheava com um creme que ela mesma fazia e cantávamos um estrondoso parabéns. Era tudo tão simples e tão desprovido de vaidade. Mamãe, queria apenas,  apesar dos poucos recursos, comemorar o aniversário daquele filho. Ainda hoje esses momentos me vem na memória e me enche de gratidão pela criatividade e amor de minha mãe. E a lição que ela passou a seus filhos. COMEMORE!!! mesmo de uma maneira tão simples, mas COMEMORE!!!

    Amados, comemore a vida.   Nas  comemorações há uma energia boa que transcende e faz muito bem a todos envolvidos.  Portanto, celebre tudo o  que conquistar e lembre-se de compartilhar com as pessoas queridas.  


Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno a todos.

Maria Fátima Barroso Barbosa
Instagram: mfbblog
Email mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb


   


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...