quinta-feira, 12 de agosto de 2021

219/365: Ele dorme numa tempestade

     Um fazendeiro precisava, urgentemente, de um ajudante  para trabalhar na sua fazenda. Um amigo lhe indicou um rapaz e, estranhamente, disse ao fazendeiro: - Fique tranquilo ele é bom e dorme numa tempestade. O fazendeiro, achou curioso, mas contratou o indicado. 

    Uma noite, aproximava-se,  ferozmente,  uma tempestade. O fazendeiro apreensivo correu a chamar o ajudante, porém esse dormia pesada e profundamente. Desesperado ele correu para o celeiro para prender os animais e ver se precisava amarrar as coisas. Lá chegou, ficou muito contente com o que viu: os animais estavam nas suas baias, alimentados e dormiam sossegadamente, os fenos estavam amarrados e organizados.  Tudo estava impecável e com certeza prontos para tempestade. Por isso que o ajudante se permitia dormir serenamente, afinal ele não tinha com que se preocupar. 

    Essa história nos leva a refletir sobre o quanto nos preocupamos e sofremos tanto...tanto...mesmo quando já demos o nosso melhor. Se permita relaxar, confie! Sossegue seu corpo e mente na certeza que o que tinha que ser feito você fez e isso é suficiente. (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

    

domingo, 8 de agosto de 2021

218/365: Seu passo forte!

     Lembro... Tinha apenas 13 anos e fui acometida por uma colite, uma dor terrível!  Depois de alguns dias acamada, levanto da cama e vou até a cozinha da casa dos meus pais, sento em uma cadeira próxima a mesa e a vista  turvou e desmaiei. Nos meus ouvidos ecoava ao longe uns passos fortes e sentia  o calor dos braços  que  apreensivo me carregava;  a respiração ofegante e o cuidado de colocar-me de volta a cama.  Sim, meu Paizão, assim o chamava estava ali apreensivo e me acudiu no meu desfalecimento. 

     Ainda hoje,    a minha  memória sensorial resgata esse socorro paterno, principalmente, quando me sinto fragilizada por alguma coisa.  As lagrimas afloram quando lembro dos seus passos fortes. Tudo no Paizão era a valorização da fortaleza. Dele absorvi  tantos valores que ainda  hoje norteiam  a  minha vida, aprendi:  a ser corajosa e valente, não temer a verdade, fugir da mentira e falsidade. Ele dizia aos filhos quando  um de nós aprontávamos algum mal feito: "Não minta, fale a verdade e não terá castigo." 

    Gostaria de com essa reflexão, no dia de hoje, leva-los a sentir a mesma gratidão que sinto pelos aprendizados de meu pai. Sei que muitos de vocês estarão nesse momento abraçando ou lembrando com carinho desses homens valorosos que fizeram ou fazem parte da vida de cada filho ou filha. (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

 


sábado, 7 de agosto de 2021

217/365: Não tema...Nem trema...

     Não tema... 

            Nem trema...

   O amanhã é seu, apenas seu, o  que decidir e fazer depende da sabedoria de como agir. 

   Evite o temeroso e "SE..." que só gera desconforto e as agruras da ansiedade.  Se observe e analise todos os ângulos de uma situação, tenha sempre como ponto de partida a coerência e a prudência pois as tuas ações assim pautadas não te conduziram aos infortúnios das indecisões, cheias de senões e inseguranças. 

   Nada te desviará do bom caminho e da decisão convicta, pois o SIM, é sim o NÃO, é não. 

   Diante do que não se sinta seguro ou pronto para decidir ou opinar, respeite o seu tempo e amadureça. (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

 

             

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

216/365: Justificar comportamentos

     Algumas pessoas tentam sempre justificar seus comportamentos mesmo que sejam repreensíveis. Legitimam suas ações para aliviar a culpa que muitas vezes assomem sua consciência ou mesmo o  temor do  julgamento do outro.

     Daí a importância, de se auto observar antes de agir, se assim o fizermos pouparemos a nossa consciência de algo que possa nos pesar ou mesmo provocar a  reprovação social. 

    Mas se após analisar todos os efeitos que advirão do que fizer, assuma corajosamente.  

    Um bom parâmetro para evitar esses impasses de consciência é se por no lugar do outro. 

> Pense:  será que eu gostaria de passar por isso?

ou 

> Será que essa causa é tão importante para mim que exija esse meu proceder?

    Agindo assim a sua carga emocional será mais leve e haverá serenidade em sua vida. (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

 

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

215/365: Como Lidar com o "Deixar para Depois"

     A cabeça está a mil:  ideias... ideias e ideias, que acabam perdidas no "mar revolto" da ansiedade e aí o medo quer assumir o controle porque no intimo você se perdeu nas suas ideias e  delas nada fez, isso se chama procrastinar.  Procrastinar, o deixar para depois,   é o que mais  incomoda as mentes ansiosas. Como lidar com isso:

    Primeiro: se auto observe e perceba o que está te angustiando dê nome a esses sentimentos e se esforce para descobrir de onde vem. Ex.: Estou com medo de não dar conta; Quero mostrar que sou capaz, mas por onde começar, é tanta coisa.  (Medo, falta de autoconfiança, estratégias)

    Segundo: Faça um roteiro, estabelecendo o seu trajeto para realização do seu plano de ação. Siga o esquema de passos e considere o objetivo que você almeja alcançar. A cada passo estime um tempo para o término, o que não significa que seja exatamente o que  desejaria, pode ser de dias ou até semanas, o importante é ter foco e estar perseverando no plano de ação. Ex.: Estimei no Passo 1 três dias, mas terminei em 5 dias.  

    Terceiro: Tenha um caderno ou bloco de anotações com as ideias que vem até você e que poderão lhe ser uteis no futuro como um novo plano de ação. Evite usar papeizinhos colantes pois pode perde-lo de vista. O seu caderno ou bloco devem estar sempre ao seu alcance. 

    Lembre-se que  o sucesso é a realização de uma meta que você concretiza  mesmo que pequena. E para isso se esforce  para não interromper o fluxo de suas ações. Evite a procrastinação, persevere.  

    Dá uma sensação de alivio e até alegria quando com determinação  vencemos  "o deixar para depois". (GESD) 

  Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

214/365: Se possível, se esforce, para sorrir.

     Há um trecho de um filme que assisti há alguns anos atrás que muito me agradou "Comer, Rezar e Amar".  No capitulo Rezar a personagem, principal, é alertada pelo seu mentor espiritual a manter um semblante sorridente quando está em meditação e também sustentar o sorriso no seu dia-a-dia.  Sim, ele é sempre a porta de entrada para o bem-estar. Pessoas que mantem no seu rosto um leve sorriso são sempre muito agradáveis  de tê-las  por perto. É como se,  o sorriso,  fosse uma porta  aberta de boas vindas e acolhida. O mesmo se pensa de cenhos cerrados: o acesso ali é difícil. 

   O sorriso está presente em qualquer situação até quando estamos sozinhos envolvidos nos nossos afazeres. Mesmo quando passamos por um momento difícil podemos sorrir, porque ao fazê-lo  acreditamos que tudo vai passar, até mesmo aquele momento triste ou preocupante. Afinal, quando nos esforçamos para sorrir,  os problemas parecem diminuir  de dimensão. E como dizem: "A esperança é a criança de sorriso mais puro."

      Um dia um certo alguém, que não sei bem quem, assim o disse: "Sorria mesmo que seja um sorriso triste, porque não há coisa mais triste do que não saber sorrir." (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

    

terça-feira, 3 de agosto de 2021

213/365: A Responsabilidade do Perdão

    Palavras são vazias e até repulsam se não são verdadeiras e norteadas pela conduta  e  firme proposito. Assim o é a palavra perdão. 

  Há pessoas que a bradam sob o pretexto do arrependimento. Que  se dizem humildes, mas como  o fariseu que bate no peito e invoca Deus em vão,  assim é o Perdão para essas pessoas. Apenas um gesto dramático.

  O perdão é o reconhecimento de uma culpa ou de uma ofensa, do qual há um arrependimento sensível e verdadeiro  e busca-se junto ao ofendido, machucado ou lesado a sua  compreensão.  Firma-se entre o ofensor e o ofendido  o proposito de corrigir sua falha ou erro. 

 Portanto, quando pedir perdão a alguém não te furtas da responsabilidade de corrigir ou reparar o teu mal feito e, principalmente,  não cometer o mesmo erro. (GESD) 

            Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

domingo, 1 de agosto de 2021

212/365: Não deixe de acreditar em você

   Quando eu era criança tinha problemas de aprendizagem e por mais vontade que tivesse de aprender as letras e os números não entravam na minha cabecinha. No entanto, havia uma pessoa que nos meus momentos de fúria acolhia minhas lagrimas e reclames e dizia: Filha você vai conseguir. Você é muito inteligente! Filha eu vislumbro um futuro lindo para você. Não desista. Essa pessoa era minha mãe. Ela não me deixava acreditar nas minhas limitações. 

    Esse "gás"  que diariamente recebia da minha mãe, além das aulas particulares, com um vizinho, o Ney, alguns poucos anos mais velho do que eu;   me ajudaram a superar o período da aprendizagem infantil. Lá pela 5a.série já estava, deslumbradamente, devorando livros e escrevendo redações que surpreendiam a todos da escola, minha mãe acompanhava tudo com os seus olhos felizes, como se me dissesse: Eu sabia que você conseguiria, até mais do que imagina. 

    Compartilho  esse retalho da minha vida infantil para vocês entenderem a força da Fé e da determinação. Eu era criança que estava desesperada por não aprender, mas havia atrás de mim uma mulher que incansavelmente nunca deixou de acreditar no meu potencial.  

    Um dos mais importantes papeis dos pais é  incutir nos filhos a autoconfiança e a determinação para não desistir e lhes dar ou ensinar recursos para enfrentar as dificuldades.  

    Não deixe de acreditar em você, não se permita se enxergar um fracasso porque tem alguma limitação. Você tem condições de superar qualquer dificuldade.  Não desanime, não desista de acreditar. Você é capaz. 

    Diga para sua criança interior: 

"Eu te amo, e você vai vencer. Você é forte, corajosa e inteligente. Não haverá nada que não possa conseguir ou fazer." (GESD)

      Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...