quinta-feira, 5 de agosto de 2021

215/365: Como Lidar com o "Deixar para Depois"

     A cabeça está a mil:  ideias... ideias e ideias, que acabam perdidas no "mar revolto" da ansiedade e aí o medo quer assumir o controle porque no intimo você se perdeu nas suas ideias e  delas nada fez, isso se chama procrastinar.  Procrastinar, o deixar para depois,   é o que mais  incomoda as mentes ansiosas. Como lidar com isso:

    Primeiro: se auto observe e perceba o que está te angustiando dê nome a esses sentimentos e se esforce para descobrir de onde vem. Ex.: Estou com medo de não dar conta; Quero mostrar que sou capaz, mas por onde começar, é tanta coisa.  (Medo, falta de autoconfiança, estratégias)

    Segundo: Faça um roteiro, estabelecendo o seu trajeto para realização do seu plano de ação. Siga o esquema de passos e considere o objetivo que você almeja alcançar. A cada passo estime um tempo para o término, o que não significa que seja exatamente o que  desejaria, pode ser de dias ou até semanas, o importante é ter foco e estar perseverando no plano de ação. Ex.: Estimei no Passo 1 três dias, mas terminei em 5 dias.  

    Terceiro: Tenha um caderno ou bloco de anotações com as ideias que vem até você e que poderão lhe ser uteis no futuro como um novo plano de ação. Evite usar papeizinhos colantes pois pode perde-lo de vista. O seu caderno ou bloco devem estar sempre ao seu alcance. 

    Lembre-se que  o sucesso é a realização de uma meta que você concretiza  mesmo que pequena. E para isso se esforce  para não interromper o fluxo de suas ações. Evite a procrastinação, persevere.  

    Dá uma sensação de alivio e até alegria quando com determinação  vencemos  "o deixar para depois". (GESD) 

  Um abraço fraterno  

Maria Fátima Barroso Barbosa
CRP 06/42444-4
Instagram: mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: bit.Iy/psicmfbb 

2 comentários:

  1. muitoooo beemmmmmm.....!!! me identifiquei muito com seu texto...!!! procuro sempre me organizar... mas aí vem outra coisa com uma prioridade maior e passa na frente de tudo!!! kkkkkkk ... bjoss.

    ResponderExcluir
  2. Oi! É bem isso, que acontece. Importante, mesmo se houver um desvio, voltarmos para o foco inicial. Obrigada pelo seu comentário. bjos

    ResponderExcluir

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...