sexta-feira, 29 de março de 2019

DESÂNIMO

Resultado de imagem para psicoterapia
DESÂNIMO

Diante do desânimo,  do marasmo e do pessimismo em dias melhores se afaste do cenário em que  você se encontra prostrado. Uma boa caminhada, ou mesmo um breve passeio em um shopping, nem que seja, para ver só as vitrines e observar as pessoas, tomar um cafezinho; ou ligar para um amigo. São atitudes que ajudam e aliviam e devolve o bem-estar.

Ficar em casa, mal humorado, deitado no sofá e buscando um sono que não vem ou atacando, vorazmente, a geladeira são manifestações negativas e que geram um rebaixamento das  vibrações positivas deixando-o refém de pensamentos e sentimentos negativos. Movimente seu corpo. Veja coisas bonitas, olhe para cima.
Lembrando: Quando estamos deprimidos olhar para cima promove  bem-estar, ou seja, o movimento dos nossos olhos influencia o nosso sistema nervoso central.  

Busque se conhecer e, principalmente, a  entender a maneira que você lida com suas inseguranças, frustrações, ansiedades e outras fragilidades emocionais. Porém, nem sempre é fácil percorrer a estrada do autoconhecimento sozinho.  É um processo, na maioria das vezes,  que acontece a médio ou longo prazo.  

A  Psicoterapia  o ajudará  a se conhecer melhor e a  desenvolver ferramentas e estrategias para ter um viver mais pleno e auto-realizado. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram @mfbblog

terça-feira, 26 de março de 2019

PARE...E...RESPIRE....




Resultado de imagem para estressada
PARE....E....RESPIRE....


Sim isso mesmo... pare e respire...ou melhor preste atenção na sua respiração. Essa máxima deveria  estar presente no nosso cotidiano e se fosse adotada por todos, com certeza, teríamos pessoas menos estressadas. Exercemos sobre nos mesmos uma constante cobrança para darmos conta de tudo e de todos e para que tão aconteça  trabalhamos, incansavelmente   esquecendo,  muitas vezes,  de  proporcionar um "tempinho" para recarregar as baterias. 

Muitas doenças físicas e psíquicas, advêm  do estresse   e são,  na grande maioria das vezes,   geradas pelo constante correr... e correr... enlouquecidamente para  atingir metas e expectativas dos outros.  Esquecendo de nós mesmos. 



Se permita dar paradinhas estratégicas para tomar um café, ir ao banheiro  ou "bater um papinho" com alguém, principalmente, se for uma pessoa bem humorada  e que te faz rir. 



Lembre que o bem maior é a sua própria saúde. Aprenda a administrar  todas as  prioridades na sua vida, quer sejam no âmbito  pessoal ou profissional. Se, por exemplo,  você gastar todas as suas energias no trabalho, possivelmente, a sua vida pessoal estará comprometida.  

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram @mfbblog


  




  

segunda-feira, 18 de março de 2019

DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS E ENRIQUECEDORES


Resultado de imagem para diálogos construtivos


Desenvolva diálogos construtivos e enriquecedores demonstre, claramente, que você está ouvindo o que  lhe falam e atento ao que lhe  manifestam. 

Há conversas que engessam  as relações, pois mais parecem monólogos ou conversas de crianças pequenas (14 a 18 meses)   em que todos falam mas não estão interagindo, pois elas estão justas mas envolvidas com seus brinquedos.  Abaixo citarei um exemplo típico de uma conversa que paralisa  uma interação.

> Vou estudar na Inglaterra.... 

resposta...
> Que máximo! tenho um amigo que estuda lá.

A resposta acima  engessou a conversa - centrou a resposta em si.. .,ou seja, o interlocutor não demonstrou interesse pelo assunto.  Tem pessoas que parecem que não estão "nem ai..." com o que você está falando.  E isso é muito ruim!!!

Ele poderia estabelecer um dialogo em que demonstrasse interesse, como: 
 >O que você vai estudar na Inglaterra? Vai ficar aonde? Como você está se sentindo? Muito depois poderia dizer: Tenho um amigo que estuda lá, Você poderia contata-lo. 

Para desenvolver uma boa conversa e estabelecer um bom relacionamento é importante demonstrar interesse e atenção ao que outro está falando. 


Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Whatsapp (118189.9489
Instagram: @mfbblog


   










   

segunda-feira, 11 de março de 2019

O PODER DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO


Resultado de imagem para inspirar e expirar corretamente - animação



Nestes trinta anos de trabalho enquanto Psicologa tenho vivenciado junto aos meus clientes o  poder da imaginação no processo psicoterapêutico. E gostaria de ensinar e compartilhar  uma técnica que desenvolvi e que traz bons resultados.  Mas antes um....

Lembrete: Enquanto Psicologa eu não chamo as pessoas que me procuram para desenvolver um processo psicoterapêutico de Paciente. O individuo Paciente é aquele que é passivo de algum tratamento. O individuo Cliente ele é ativo no seu tratamento. 

Continuando....É muito comum, eu diria que até natural, o stress.

Lembrete: Stress é um estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem homeostasia (estado de equilíbrio ou harmonia) levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento dos hormônios adrenalina,  cortisol e noradrenalina causando algumas consequências ou mal-estar para o organismo. 

 E ele acontece nas mais diversas situações do nosso dia-a-dia. O stress vem quando sentimos que:

>  estamos sendo pressionados: metas, exigências as mais diversas;

> angustiados, temerosos ou inseguros com alguma coisa ou alguém;  

> irritados, com raiva diante situações em que percebemos descaso ou desrespeito para conosco;

> frustração diante de algo que ansiávamos e não deu certo ou falhou dentre outros motivos. 

Vamos lá...escolha um lugar tranquilo,  feche os seus olhos e abra os seus braços e imagine que você está abraçando e puxando, lentamente, o ar.  Neste momento você vai fechando os seus braços e levando as mãos até as suas narinas, puxando o ar devagarzinho. Ao inspirar, devagar,  imagine que você está levando para dentro do seu corpo um monte de energias benéficas para aquele momento perturbador ou estressante.  Este ar ao entrar no seu corpo vai fazer uma faxina, rapidinha, limpando e jogando para fora,  pela expiração,  todas as energias ruins que estão te perturbando. Por exemplo:

> Diante de situações de pressão ou cobrança interna...imagine adentrando serenidade, criatividade e auto-confiança e sendo expelido as cobranças internas e outras sentimentos desagradáveis. 

> Na angustia, ansiedade ou mesmo o  medo...imagine chegando até você,  pela inspiração do ar,  a  plena convicção, controle emocional, coragem e sabedoria e expirando ou expelindo o que está lhe angustiando ou te deixando temeroso. 

> Se está com raiva ou irritado....imagine vindo na sua direção pela inspiração: mansidão, serenidade, compaixão e entendimento e expirando ou te esvaziando de toda raiva e irritação.  

Você pode  pedir o que sente que precisa nestas ou em outras situações de stress para se estabilizar ou voltar ao estado de equilíbrio ou homeostase. Repita o exercício três vezes, sempre devagar, para não hiperventilar. 

O importante é você se libertar das perturbações e ficar em paz.

Gostaram? Vamos lá... funciona. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram: @mfbblog 


domingo, 10 de março de 2019

INGRATIDÃO

Resultado de imagem para simbolo da ingratidão

Se em algum momento da sua vida você sentiu o golpe da ingratidão saiba que, infelizmente, isto ocorrerá em muitas outras  ocasiões.  No entanto, não se entristeça ou mesmo, desista de fazer o bem.   Talvez, seja mais sábio e prudente  repensar suas atitudes beneméritas. Analise seus comportamentos  e observe  se você não está sendo invasivo e precipitado na sua "boa vontade" ou ânsia de ajudar.   Gerar incomodo, nas pessoas,  também não é agradável.

Há  muitos sentimentos envolvidos em quem é ingrato como por exemplo o ciumes ou mesmo a culpa. Seria mais ou menos assim: "Eu não ajudo, mas me incomodo, quando alguém está ajudando."

Uma regrinha mágica de quem faz o bem e dá uma certa leveza é NÃO ESPERAR RECONHECIMENTO e MUITO MENOS AGRADECIMENTO. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Instagram  @mfbblog
Whatsapp (11)98189.9489  
  

sexta-feira, 8 de março de 2019

CUIDADO COM OS MAUS HÁBITOS

Resultado de imagem para habito da gula

O nosso cérebro tem uma capacidade imensa de aprender assim como há uma facilidade muito grande de  condicionar comportamentos. Muitos desses comportamentos podem vir a se tornarem hábitos, alguns bons e outros, extremamente, negativos    até feios.  É sobre este comportamentos que depõem contra o individuo,  principalmente, a gula que gostaria de alerta-los.  

Há hábitos  que fazem parte do repertório de vida do individuo muitos deles introduzidos e reforçados pelos nossos pais. Por exemplo:

> As vezes, a pessoa que alimenta a criança ou o adolescente tende por afeto   exagerar na porção, inconscientemente, ela está reforçando o comportamento da gula. 


Há pessoas que além de exagerarem também ficam escolhendo e revirando as misturas em busca das melhores porções  se esquecendo dos demais. Possivelmente  houve em algum momento  alguém, que reforçou este comportamento dando o exemplo ou faltou corrigi-lo. 

Outra situação facilmente observável, principalmente, nas reuniões ou confraternizações,  em que há uma mesa com os salgados, doces e etc  em que os alguns  convidados   monopolizam o espaço, como se fossem exclusivamente deles.  Percebe-se que é um hábito corriqueiro e mais frequente do que se imagina.   Isto denota um comportamento egoísta e   falta de educação. O ideal é servir-se  e se afastar dando espaço para os demais. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Instagram: @mfbblog
Whatsapp: (11)98189.9489





sábado, 2 de março de 2019

SABEDORIA E PRUDÊNCIA-VIRTUDES IRMÃS

Resultado de imagem para sabedoria e prudencia


Sabedoria e prudência são duas virtudes que caminham juntas pois com a sabedoria discernimos entre o certo e o errado por desenvolvermos um raciocínio  e uma percepção criteriosa e justa sobre tudo e todos e com a prudência nossos passos são pensados e calculados em todos os ângulos e, principalmente, na causa e o efeito das nossas atitudes. 

O livre arbítrio é um dos legados dos quais somos abençoados, no entanto, sem sabedoria e prudência torna-se um âncora que pode levar para o mais fundo  oceano de lagrimas.   E como dizia o apóstolo Paulo em 1 Corintios 6:12 "Tudo posso mas nem tudo me convém.". 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes.
Coaching de Vida
Whatsapp (11)98189.9489

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...