Nestes trinta anos de trabalho enquanto Psicologa tenho vivenciado junto aos meus clientes o poder da imaginação no processo psicoterapêutico. E gostaria de ensinar e compartilhar uma técnica que desenvolvi e que traz bons resultados. Mas antes um....
Lembrete: Enquanto Psicologa eu não chamo as pessoas que me procuram para desenvolver um processo psicoterapêutico de Paciente. O individuo Paciente é aquele que é passivo de algum tratamento. O individuo Cliente ele é ativo no seu tratamento.
Continuando....É muito comum, eu diria que até natural, o stress.
Lembrete: Stress é um estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem homeostasia (estado de equilíbrio ou harmonia) levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento dos hormônios adrenalina, cortisol e noradrenalina causando algumas consequências ou mal-estar para o organismo.
E ele acontece nas mais diversas situações do nosso dia-a-dia. O stress vem quando sentimos que:
> estamos sendo pressionados: metas, exigências as mais diversas;
> angustiados, temerosos ou inseguros com alguma coisa ou alguém;
> irritados, com raiva diante situações em que percebemos descaso ou desrespeito para conosco;
> frustração diante de algo que ansiávamos e não deu certo ou falhou dentre outros motivos.
Vamos lá...escolha um lugar tranquilo, feche os seus olhos e abra os seus braços e imagine que você está abraçando e puxando, lentamente, o ar. Neste momento você vai fechando os seus braços e levando as mãos até as suas narinas, puxando o ar devagarzinho. Ao inspirar, devagar, imagine que você está levando para dentro do seu corpo um monte de energias benéficas para aquele momento perturbador ou estressante. Este ar ao entrar no seu corpo vai fazer uma faxina, rapidinha, limpando e jogando para fora, pela expiração, todas as energias ruins que estão te perturbando. Por exemplo:
> Diante de situações de pressão ou cobrança interna...imagine adentrando serenidade, criatividade e auto-confiança e sendo expelido as cobranças internas e outras sentimentos desagradáveis.
> Na angustia, ansiedade ou mesmo o medo...imagine chegando até você, pela inspiração do ar, a plena convicção, controle emocional, coragem e sabedoria e expirando ou expelindo o que está lhe angustiando ou te deixando temeroso.
> Se está com raiva ou irritado....imagine vindo na sua direção pela inspiração: mansidão, serenidade, compaixão e entendimento e expirando ou te esvaziando de toda raiva e irritação.
Você pode pedir o que sente que precisa nestas ou em outras situações de stress para se estabilizar ou voltar ao estado de equilíbrio ou homeostase. Repita o exercício três vezes, sempre devagar, para não hiperventilar.
O importante é você se libertar das perturbações e ficar em paz.
O importante é você se libertar das perturbações e ficar em paz.
Gostaram? Vamos lá... funciona.
Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram: @mfbblog
Ótima contribuição para ajudar nos momentos de stress.
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir