quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

ERROS E ACERTOS

    Um dia uma professora escreveu assim no quadro:
    9x1=07
    9x2=18
    9x3=27
    9x4=36
    9x5=45
    9x6=54
    9x7=63
    9x8=72
    9x9=81
    9x10=90

    Na sala não faltaram piadas, porque ela tinha errado o 9x1=7, sendo que a resposta certa seria 9...Todos riram dela. Ela então esperou eles se calarem, e somente depois disse:
    - É assim que você é visto no mundo. Errei de propósito para mostrar a vocês como o mundo se comporta diante de algum erro seu. NINGUÉM te elogiou por ter acertado nove vezes, NINGUÉM te viu acertando e te deu parabéns, mas TODO MUNDO te ridicularizou, blasfemou, humilhou e zombou porque você errou apenas UMA RESPOSTA. Assim é a vida: devemos aprender a valorizar as pessoas pelos acertos. Há pessoas que acertam muito mais do que erram, e acabam sendo julgadas por apenas UM erro, e não são valorizadas pelos outros NOVE acertos. 

   Isso serve para todos nós. Mais elogios e menos críticas. Mais amor e carinho e menos ódio e crueldade. 

    Essa estorinha de um autor desconhecido nos leva a refletir sobre o quanto muito de nós somos apegados e super observadores dos erros do outro e, não com raras exceções, deixamos de observar os nossos próprios erros, as nossas falhas e inabilidades. 

    E também acontece o inverso, há muitas pessoas que são muito cruéis consigo mesmas e se punem severamente com autocriticas destrutivas. 


    Tanto, em um caso como no outro, nos esforcemos para sermos  indulgentes ou tolerantes e contemporizadores. Ser indulgente para percebermos que somos falíveis, mas que podemos nos corrigir e sermos melhores. Contemporizadores para termos em nossa vida flexibilidade e ser um instrumento  da paz em tudo em com todos que nos cerca.

     Amados tenhamos no perdão, quer seja, para conosco como para com o nosso próximo o antidoto para a intolerância, o preconceito, a língua ferina que aniquila a dignidade do outro e o desamor. 

    Essa reflexão é o meu presente de boas festas para todos vocês que estão comigo nesta jornada MARAVILHOSA que é a VIDA.

   Me permitirei ficar um tempo de recesso para recarregar as baterias e em 2021 me aguardem com novos vídeos.

Acompanhe também em vídeo




Um abraço fraterno a todos e até o ano que vem.

c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...