domingo, 6 de dezembro de 2020

CARÊNCIA AFETIVA-UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA NECESSIDADE DE AUTOESTIMA

     Segundo, Carl Rogers a necessidade de autoestima é aprendida e se dá no desenvolvimento do individuo, ainda bebe. Esse aprendizado acontece pela percepção do bebe nos cuidados por ele recebidos.

    A criancinha a partir do momento que toma consciência de si mesma, desenvolve uma necessidade de amor ou consideração positiva que é universal em todo ser humano. 

    A criancinha descobre que os afetos são fontes de satisfação e, assim ela aprende a sentir uma necessidade de afeição. Conforme ela é amada ou não se desenvolve sua autoestima. 

 Quando a criança se sente amada, de preferência incondicionalmente, acolhida, aceita, segura e com suas necessidades básicas atendidas pelos pais ou cuidadores ela terá os recursos internos para desenvolver uma auto percepção positiva de si mesma. Infelizmente, o contrario também acontece, quando a criança não se percebe: amada, aceita, segura e atendida nas suas necessidades básicas, ela possivelmente, terá dificuldades para desenvolver uma visão positiva de si. 


    Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno a todos

Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4 
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...