sábado, 14 de novembro de 2020

OS DOIS GRANDES APRENDIZADOS

        Quanto de nós passamos por algumas situações que nos chateiam e ficamos péssimos: tristes, acabrunhados, desiludidos e muitas vezes com a impressão que estamos sendo injustiçados. E alguns de nós perguntarão: Por que aconteceu comigo? Eu não mereço isso. 

        Amados não é uma questão de merecimento, mas sim algo que você está passando e coube a você viver esse momento para tirar dois grandes legados ou aprendizados: Humildade e Enfrentamento.

        A humildade de você começar a perceber ou prestar mais atenção nas suas ações, sair do automático.  Estar mais atento na sua vida, nas suas escolhas, dizeres enfim  nos caminhos trilhados por você. De perceber que nem tudo tem que ser ou vai ser como você acredita que seja melhor. Talvez haja outros trilhares mais seguros e bons que você não tenha parado para observar e esse revés está lhe apontando. 

        Vou ilustrar com o seguinte exemplo: Imagine uma pessoa que faz um curso que não gosta ou está desmotivada. Todavia com o intuito de agradar aos pais vai levando. E um professor ao perceber isso diga "Repense sua escolha". Esse professor pode ver-se envolvido em um grande mal-estar. Que com certeza vai tirar-lhe muitas boas noites de sono, pois podem atribuir uma intenção que ele não teve. Essa situação vai servir para ele  como um grande aprendizado, fruto da humildade, se ele reconhecer que apesar da intenção de ajudar  foi mal interpretado pelo aluno e pela família. E isso lhe servirá de lição para antes de fazer qualquer comentário ou dar um conselho ou mesmo, simplesmente, expressar sua opinião. Veja a situação desse aluno sobre todos os ângulos com prudência e parcimônia, tais como a percepção do próprio aluno sobre a sua escolha; expectativas da família, e outros. Até porque que a ESCOLHA é algo muito pessoal de cada um.

     Mas podemos ver o lado positivo dos reveses quando aprendemos com eles e nos fortalecemos. Os reveses ou sofrimentos nos lapidam. E aí vem o segundo legado ou aprendizado: Enfrentamento que depois da dor é o reerguer-se mais fortalecido e modificado, com certeza de que os seus "erros" foram corrigidos e fazem agora parte do seu rico repertório vivencial. 

Acompanhe também em vídeo.



Um abraço fraterno a todos

Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4 
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb

      
        
        

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...