segunda-feira, 10 de agosto de 2020

APRENDIZAGEM PELO EXEMPLO

 Inúmeras vezes observo nas minhas vivências, quer pessoal ou profissional, a importância do exemplo. O exemplo auxilia de uma forma eficaz a cristalização do comportamento, principalmente, na aprendizagem. 
Em todas as situações há sempre alguém que pelas suas atitudes são diretrizes do caminho a seguir, tanto para o bom como para o mal proceder. 
Pais, sejam atentos aos exemplos que passam aos seus filhos e que com certeza moldara a caminhada deles. O seu discurso tem que ser coerente com o seu proceder. Se censura a mentira, a desonestidade, a grosseria, o preconceito, a intolerância. Cuida para que o teu proceder seja pautado na sinceridade, honestidade, igualdade e tolerância. Ensine seu filho pelo seu exemplo, com certeza ele guardará para o resto da sua vida.  Eu ouço, constantemente, dos meus pacientes o quanto a sua vida foi impulsionada pelo exemplo positivo dos pais. O mesmo, infelizmente, também acontece ao contrário.
O mesmo digo no âmbito profissional, o gestor ou líder, ensina pelo seu proceder,  se valoriza o comprometimento, determinação e reciprocidade deve cuidar para passar para seus colaboradores essa postura nas suas atitudes. O discurso sem o proceder é vazio e nada ensina. 

Conta a história que Napoleão Bonaparte, um dos mais ilustres lideres que o mundo já conheceu não se furtava a estar a frente do seu exercito, mesmo contrariando o que seus generais, que temiam pela sua vida. Em um grande batalha ele disse ao general Junot. -  Não adianta eu vou. É mais fácil puxar do que empurrar. 

Com isso os convido a refletir sobre a importância do exemplo que passamos para os nossos filhos, colaboradores e das pessoas que nos rodeiam ou fazem parte do nosso convívio social. Cuida para que o teu proceder seja impecável  e pautado na coerência.  


Acompanhe também essa crônica em vídeo


Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb


 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...