A PESSOA CONTROLADORA
Há pessoas que, muitas vezes, inconscientemente são extremamente controladoras e, em alguns casos, são também perfeccionistas. Algumas características das pessoas controladoras:
1) São muito exigentes nas sua autocriticas sendo muitas vezes cruel e avassaladora na maneira como se avalia e por assim ser é também, sumamente, exigente e sua critica para com o outro também é cruel e avassaladora.
2) Se sentem onipotentes ou insubstituíveis e acreditam que a sua verdade ou ponto de vista é único. Tem muita dificuldade de aceitar sugestões dos outros mesmo que possam ser ótimas.
3) O novo é sempre assustador para estas pessoas pois muitas vezes, significa a quebra de paradigmas ou da sua rotina.
4) Essas pessoas muitas vezes agem, com total falta de limite, tomando decisões pelo outro sem que este autorize.
5) Geralmente, a pessoa controladora tem muita dificuldade em confiar no outro e por isso ela busca conhecer ou mesmo obter o máximo de informações possíveis e para tanto, vasculha os pertences do outro como celulares, bolsas, contas de email ou de redes sociais.
6) São centralizadoras e acumulam funções pois acreditam que os outros não terão o mesmo "bom" desempenho que ela ou, melhor, não farão do "jeito dela".
7) Demonstram uma certa impaciência em ouvir, principalmente, se o que houve não é de acordo com suas ideias ou valores.
A pessoa que tem algumas dessas características, possivelmente, deve estar em sofrimento psíquico pois a tendência dela é se perceber isolada ou mesmo incompreendida. É importante buscar se autoconhecer, pois o autoconhecimento despertará nela a consciência de ser humilde e que não é o centro do universo e que nem tudo depende somente dela. Entenderá que errar é natural do humano e que isso não a faz menos importante ou mesmo insignificante.
No entanto, buscar o autoconhecimento, sozinho é muito trabalhoso e há muita resistência nesse processo. Por isso é importante a humildade de buscar ajuda especializada, ou seja, fazer Psicoterapia.
Você que apresenta algumas dessas características e está amadurecendo a idéia de fazer Psicoterapia lhe ensinarei este mantra.
EU ME AMO
EU ME CUIDO
EU ME PERMITO
E POR ISSO ME PERDOO
Entendendo o mantra:
EU ME AMO exatamente como sou, mesmo sabendo que tenho uma longa jornada de maturidade psíquica, mas que isso é maravilhoso para o meu crescimento interior.
EU ME CUIDO: esse amor por mim faz com que eu me cuide e fique atento a mim tanto nas minhas qualidades quanto ao que preciso me corrigir.
EU ME PERMITO: Permitir-se significa que você sabe que vai errar mas que você está aberto a se corrigir tendo como meta ser uma pessoa melhor.
E POR ISSO ME PERDOO: Perdoar-se vai dar uma leveza na sua jornada evolutiva e na sua interação.
Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta e Palestrante
Instagram: mfblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário