quinta-feira, 4 de junho de 2015

ANSIEDADE - EXCESSO DE FUTURO



Resultado de imagem para ansiedade




"SÓ DEUS POR NÓS
DEUS NÃO OPERA NA ANSIEDADE.
PORTANTO, OCUPE-SE
 E NÃO SE PREOCUPE.
 ESPERE, MAS NÃO SE DESESPERE.
 NO TEMPO CERTO,
 TUDO DÁ CERTO."
Autor(es) Desconhecido(s)
(pensador.uol.com.br/frase/MTY1NjU2NA/)

Estava conversando com uma amiga, que admiro muito pois ela sempre tem uma palavra de coragem e fé que me anima a perseverar nos meus projetos e ideais.  Ela me comentou que um dia desses a sua filha estava muito angustiada por estar muito estressada no seu trabalho e também por ter assumido algumas dividas que estavam lhe deixando muito preocupada e temerosa. E ela percebeu que a sua filha estava prestes a entrar em um colapso de pânico: respirava com dificuldade e sentia que ia desfalecer, tamanho o desespero que se apossou desta jovem. Esta minha amiga disse com firmeza e ao mesmo tempo suavidade: "Filha, ansiedade é excesso de futuro vamos viver uma coisa de cada vez. Temos que viver o dia de hoje. Porque o amanhã a Deus pertence." E ela, intuitivamente, foi ensinando a filha a se controlar pela respiração, porque, segundo ela não gostaria  leva-la  a um pronto socorro para tomar um "sossega leão" ou um ansiolítico, antigamente, conhecido como tranquilizante.  

Esta história é verdadeira e foi autorizada pela minha amiga e assim o fiz, porque acredito que quando confiamos em Deus, com certeza, Ele nós dá a força que precisamos para continuar a nossa caminhada "sem temor e sem tremor" (Filipenses 2:12).

Esta minha amiga, que é uma pessoa temente a Deus, usou sabiamente os seus conhecimentos espirituais para dar o alivio a sua filha e isto foi muito válido e resolveu, pelo menos, momentaneamente. 

No entanto, se percebemos que somos constantemente, bombardeados, pela ansiedade extrema ou patológica é importante buscarmos ajuda de um profissional da Psicologia, para nos aprofundarmos nas raízes desencadeadoras deste transtorno que está provocando intensos sofrimentos emocionais e até físicos.  

Entendendo: A ansiedade é um estado emocional normal, isto porque nos ajuda a antecipar um perigo, assim como, ter mais cautela ou prudência em situações que sentimos que possa haver algum prejuízo ou conflito. Neste caso, a ansiedade é útil.

A ansiedade é patológica quando passa a gerar um sofrimento intenso e desagradável  que provoca prejuízo na vida produtiva e interativa do individuo. Como exemplo de ansiedade patológica temos a Síndrome do Pânico.

E para encerrar gostaria de presenteá-los com este pensamento de Charles Spurgeon, pregador batista, que disse: 

"Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje."

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Facilitadora da MFBB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...