Amados,
É assustador a energia que desperdiçamos por desejar revidar alguma coisa que acreditamos que fazem contra nós. Sentimos, o sangue "borbulhar" e um calor raivoso nos consome. Sim, é um horror!!!
No entanto, como é bom e saudável para a nossa mente e espirito quando conseguimos nos acalmar. "Respirar" por que na raiva suspendemos a respiração ou ficamos ofegantes e, finalmente, colocarmos as nossas "luvas de pelica" macias e protetoras. Vamos lá, vou mostrar a vocês o processo de autocontrole dessa emoção, energicamente, tão devassadora:
Quando alguém nos ofender por uma acusação que consideramos injusta, por uma ironia, por um descaso, nos esforcemos para assumir o controle do nosso "leãozinho interior". Ao perdermos o controle emocional, também deixamos de ser inteligente e nos igualamos ao nosso ofensor. Vou contar uma historia e vocês entenderão a estratégia: Uma velha senhora, acusou sua vizinha, que o cachorrinho dela sairá e fizera, suas necessidades na sua porta. A vizinha, já conhecia, a fama dessa senhora de ser uma pessoa de difícil trato, e apesar de dizer que o seu cachorrinho não saia na rua se não fosse com ela. A velha senhora continuou a acusando. Diante desse fato, a vizinha disse: Sim, é muito chato, sujarem a nossa porta, mas fique tranquila eu vou limpar para a senhora. Dito isso pegou a pazinha e um saco de lixo e recolheu as fezes e também aproveitou e lavou a calçada. Ela limpou o que um outro cachorro fizera e encerrou o assunto. Perceberam, ela não se desgastou, simplesmente, ao ser educada, "luvas de pelica", e humilde ela assumiu o controle emocional da situação e de sobra fez o Bem.
Ao termos controle emocional das nossas emoções temos mais qualidade de vida psíquica e espiritual. Busquemos a paz e estarmos em paz com todos que nos cercam. Quem acha que ter a "ultima" palavra é ser o Vencedor está enganado. O Vencedor é quem tem um controle sobre si mesmo.
E empresto de Dalai Lama o pensamento: "Responder a ofensa com ofensa é como lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater". (GESD)
Um abraço fraterno a todos.
Gostei muito da leitura de hoje. Porque tenho experenciado o domínio da minha própria natureza reativa, ou seja, reagir por impulso. Concordo com as tuas palavras e as que toma emprestado de Dalai Lama quem sofre é aquele que não reflete, porque se refletisse silenciaria. Afinal, a voz fo silência é a única que nos conduz à sabedoria de Deus que está dentro de cada um de nós, as vezes, em alguns um pouquinho mais rouca, por falta de uso, não é mesmo? Esta tua reflexão matutina me levou também ao Decágolo de um.grande mestre Espírita,José Herculano Pires, em uma de suas passagens, advertia: "Não se esqueça de que o pior dos homens é seu semelhante, seu irmão! Trate todos com amor e justiça, mas, CUIDADO na JUSTIÇA que praticas, que o nosso egoísmo facilmente transforma em INJUSTIÇA. E, recomenda, seja abundante no AMOR que somos sempre tão pobres e ávaros". Excelente leitura matutina, minha gratidão.
ResponderExcluir