Terceira Gaveta
Excesso de Expectativas
Hoje os convido a revisar a gaveta interna das expectativas. Expectativa é a situação de quem espera a ocorrência de algo, ou a sua probabilidade de ocorrências em determinado momento. É, perfeitamente, compreensível esse estado psíquico de espera e aguardo sobre algo ou alguma coisa. No entanto, ela se torna prejudicial quando a temos em excesso, principalmente, pelo aguardo do proceder ou posicionamento do outro. Aguardar pelo pelo outro muitas vezes é desconfortável e gera sofrimento psíquico porque há uma idealização, partindo de nos mesmos. E isso é algo que precisamos rever e corrigir para tanto faz-se urgência no nosso evoluir como pessoas humanas compreender que os nossos princípios e valores não necessariamente são o do outro. Por exemplo: Muitos pais se queixam que eles sempre estão disponíveis e afetuosos para com os filhos. No entanto, nem sempre os filhos estão disponíveis e afetuosos para com eles. O sofrimento é expresso na tristeza e frustração levando-os a refletir que em algum momento eles falharam. Entendam que não necessariamente.
Todo ser humano é passível de erros e o maior deles é a idealização de modelos que partem das nossas vivências e percepções.
Observa o que é bom, válido e digno para você, mesmo que tenha se esforçado para passar para seus filhos através das suas atitudes ou exemplos, não significam que serão totalmente assimilados, aprendidos ou valorizados. Mesmo porque o que eles vivem nesse momento é diferente do que você vivenciou no passado. Mas acredite em algum momento a vida ensina. Portanto, independente, das frustrações persevera na sua atitude e em momento propicio busque o dialogo esclarecedor.
E com este texto gostaria de provocar reflexões para o quanto nos desgastamos por alimentar expectativas em excesso. A melhor atitude é serenar suas emoções e dar conta apenas a que lhe compete, pois o outro é um "universo" tão complexo quanto o seu.
Um abraço fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta e Palestrante
Instagram mfbblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário