Tolerância
A tolerância acontece a partir do reconhecimento da existência do outro que assim como eu: ocupa um espaço, constrói seus cenários existenciais fincados em suas próprias experiências, tem direitos e deveres mas na sua essência é diferente de mim. O reconhecimento da existência e a constatação de que apesar de ser similar a mim em muitas coisas tem suas próprias diferenças individuais. E a constatação dessa individualidade gera a necessidade de buscar conhecer o outro, pois como dizia Bernard Shaw: Não faças aos outros aquilo que gostarias que fizessem a ti: eles podem não gostar." ou seja, a disponibilidade de conhecer o outro leva ao entendimento de que o que é bom e valido para você pode não ser para ele.
E ai faz-se necessário além do conhecimento do outro também a disponibilidade para compreende-lo. Ver, ouvir e atentar sobre a perspectiva pessoal do outro e não da sua. E tudo isso se resume no respeito para conhecer e compreender o que outro traz ou faz mesmo que seja diferente do que você faria.
Ser tolerante é portanto uma virtude das mais nobres e trabalhosas pois requer de nos disponibilidade e respeito constante as diferenças individuais.
E como dizia Mahatma Gandhi: "A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos."
Um abraço fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta e Palestrante
Instagram: mfbblog
Consultorio no Bairro Tatuape
São Paulo-SP