FLEXIBILIDADE
A flexibilidade é importante, porque mostra que temos uma disposição interna, receptível, para reavaliar nossos pontos de vistas e posicionamentos. Na grande maioria das vezes as mudanças não ocorrem sem que haja estresse, afinal mudar requer um exercício de humildade, e as vezes não é tão fácil rever suas próprias atitudes, convicções ou até mesmo crenças.
Antigamente, nas ferrovias haviam sinalizadores dizendo: PARE - OLHE |- ESCUTE para que os pedestres ficassem atentos. Use esse exemplo na sua vida, para ser uma pessoa flexível, saia do automático, repagine ou se atualize. Não seja irredutível, inflexível no seu ponto de vista, PARE, OLHE ou OBSERVE e, principalmente, ESCUTE, você pode aprender muito com essa mudança.
Vale também um alerta a quem é volúvel, que não tem opinião própria e é facilmente influenciável, ou seja, muda conforme "o vento".
Analise o que a situação ou o que o outro lhe traz e veja se há coerência e aí mude se achar que é valido. Mudar por mudar indo contra o que acredita somente porque a maioria defende um determinado ponto de vista ou situação, também denota imaturidade psíquica. Nesse caso, busque o esclarecimento para ter um posicionamento seguro e coerente para com você mesmo.
Assim como em uma mesma flor pode haver matizes os mais diversos, assim o é nas relações interpessoais em que podemos ter ricos aprendizados nas diferenças individuais.
Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram mfbblog