terça-feira, 25 de junho de 2019

FLEXIBILIDADE


Resultado de imagem para flores multicoloridas

FLEXIBILIDADE 



A flexibilidade é importante, porque mostra que temos uma  disposição interna, receptível, para reavaliar nossos pontos de vistas e posicionamentos.   Na grande maioria das vezes as mudanças não ocorrem sem que haja estresse, afinal mudar requer um exercício de humildade, e as vezes  não é tão fácil  rever suas próprias atitudes, convicções ou até mesmo crenças. 

Antigamente, nas ferrovias haviam sinalizadores dizendo: PARE - OLHE |- ESCUTE para que os pedestres  ficassem atentos.  Use esse exemplo na sua vida,  para ser uma pessoa flexível, saia do automático, repagine ou se atualize. Não seja irredutível, inflexível no seu ponto de vista,  PARE, OLHE ou OBSERVE e, principalmente, ESCUTE, você pode aprender muito com essa mudança.  

Vale também um alerta a quem é  volúvel, que não tem opinião própria e é facilmente influenciável, ou seja,   muda conforme "o vento".

Analise o que a situação ou o que o outro lhe traz e veja se há coerência e aí mude se achar que é valido. Mudar por mudar  indo contra o que acredita somente porque a maioria defende um determinado ponto de vista ou situação,  também denota  imaturidade psíquica. Nesse caso, busque o esclarecimento para ter um posicionamento seguro e coerente para com você mesmo.  

Assim como em uma mesma flor pode haver matizes os mais diversos, assim o é nas relações interpessoais em que podemos ter ricos aprendizados nas diferenças individuais. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram mfbblog


segunda-feira, 17 de junho de 2019

AS PREOCUPAÇÕES EXISTEM MAS CUIDA PARA NÃO TIRAR SUA SERENIDADE


Resultado de imagem para preocupações

As preocupações existem, porém cuida para que elas não te sufoquem ou te tirem a serenidade. Montaigne, o grande filósofo francês,  partindo da sua experiência pessoal, disse: "Minha vida, foi repleta de erros terríveis, muitos dos quais nunca existiram". Nós,  inúmeras vezes, supervalorizamos e sofremos com preocupações que não tem a mínima justificativa por serem tão supérfluas até insignificantes, mas que nos tiram o sono, a alegria e a paz. E pior ficamos remoendo a indigesta situação que nos preocupa, ou seja, fincamos a nossa vida no passado e nos afligimos com o futuro. 


Se esforce para viver a vida no seu momento presente, resolva o que tem que resolver sem delongas, sem lamurias. Enfrente  cada situação, problema ou obstáculos um  de cada vez. Pense que a vida presente, o HOJE, o AGORA  é como uma ampulheta. No seu alto há milhares de grãos de areia,  esses grãos passam lenta e regularmente pelo estreito canal que há no meio, grão a grão vão passando por este estreito gargalo  um de cada vez. Se forçarmos que passem mais de um grão danificaremos a ampulheta. O mesmo é o nosso dia, faça uma tarefa de cada vez não force a sua estrutura física e mental, não seja tão exigente consigo mesmo. Pegar "leve" com você não significa que seja irresponsável ou que não cumpra com os seus compromissos, apenas seja mais criterioso e se organize dentro da sua realidade e possibilidades.   

Jesus, o grande Mestre, uma vez disse: "Não andeis inquietos pelo dia de amanhã". Portanto, busque e se esforce para sossegar as suas emoções e, acredite,  tudo a seu tempo se resolverá. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes.
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram: mfbblog


segunda-feira, 3 de junho de 2019

DESAPEGUE DO QUE NÃO PRECISA MAIS E ORGANIZE SUA VIDA


Resultado de imagem para desapegue


DESAPEGUE DO QUE NÃO PRECISA MAIS
E ORGANIZE SUA VIDA

Reserve um tempo e esvazie suas gavetas doe o que precisa ser doado, pertences seus que fazem mais de seis meses que não usa. Descarte ou mande para o lixo o que nem para doar serve mais.  O apego e o acumulo a coisas que não usamos só serve para ajuntar pó e mofo. Limpe seus armários, organize suas gavetas. Você perceberá que uma energia purificadora correrá sobre suas coisas e os seus ambientes. 

Curiosamente, quando nos mobilizamos para o desapego das coisas materiais em desuso,  algo em nosso "eu interior" também se prepara, às vezes, concomitantemente  para o desapego às crenças limitantes, carências - fruto da baixa autoestima e culpas  oriundas da critica cruel.  

O mesmo acontece no processo psicoterapêutico, há uma necessidade de esvaziar as gavetas e organizar tudo de novo, para recepcionar a nova pessoa que está ressurgindo. 

Portanto, desapegue que a vida flui. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram - mfbblog  






227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...