POSSO MUDAR ALGUÉM?
Há alguns questionamentos que comumente ouço. Para a pessoa que os fazem parecem tolos e sem sentido. Porém, pontuo como de suma importância que são os seguintes:
> Até que ponto posso mudar alguém?
> Até que ponto posso mudar alguém?
>Posso sensibilizar uma pessoa da necessidade de mudar?
>É importante para pessoa que ela reconheça que precisa mudar?
>É importante para pessoa que ela reconheça que precisa mudar?
São estas questões, normalmente, presentes na psicoterapia. Vamos lá:
Você não muda ninguém, nem o Psicologo tem este "poder". A mudança parte sempre do individuo, da sua conscientização da necessidade de mudar. E a conscientização é um atributo psíquico intransferível e único do individuo.
Sensibilizar da necessidade de mudar ai sim você tem uma, minima, chance que ainda depende da abertura emocional da pessoa de quanto ela foi mobilizada nos seus sentimentos, do quanto os exemplos e os esclarecimentos foram significativos para ela. Mas mesmo assim, depende somente dela aceitar ou não, ou seja, o individuo é que se autoriza a reconhecer e acolher o que sente. Se ela se sensibilizou é porque percebeu que é importante mudar.
E um outro ponto importante a esclarecer é que quando você acha que o outro precisa mudar esta muitas vezes, "tampando o sol com uma peneira" se negando a enxergar que a mudança tem que partir, na grande maioria das vezes, de você. Começando por se esforçar para entender o outro, dentro da perspectiva dele e não da sua.
Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário