domingo, 10 de fevereiro de 2019

MEDO DA VIDA


Resultado de imagem para enfrentando os nossos medos - animação


MEDO DA VIDA


Quantas pessoas limitam a sua vida por sentirem medo. Muitas vezes este medo tem várias roupagens: Medo de fracassar; medo de não dar conta; medo de ouvir um não; medo de se arriscar; medo de se sentir inapta. Pois é... são muitos e os mais diversos medos. Procurar um " Por que" para os medos demanda às vezes um longo tempo terapêutico. Muitas vezes não dispomos deste tempo, o que é uma pena, pois a Psicoterapia ajuda muito dentro do processo de autoconhecimento a trabalhar estes:  "Por que eu tenho medo disto.... ou daquilo....?",ou melhor,  "Por que sou tão inseguro(a)?".

Procurarei passar para você(s),  que me leem,  algumas compreensões  que aplico na minha vida e que enquanto Psicóloga norteio os meus clientes no Processo psicoterapêutico.  Vamos lá:


1) SOMOS SERES EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO:  Acredito, sinceramente, que estamos aqui neste mundo para evoluirmos.  Para sermos pessoas melhores. E isto exige de nós, na maioria das vezes, um grande esforço. Cremos nisto  é um passo gigantesco,  e nos ajuda muito nos obstáculos, dificuldades e desafios que enfrentamos todos os dias.  Desconheço um único dia que não tenhamos que nos superar em alguma coisa, por mais minima ou insignificante que nos pareça ser. Isto é resiliência que em Psicologia significa a capacidade do individuo de lidar e superar os obstáculos, dificuldades e pressões.


2) XOO...XOO...VAIDADE. Aprendermos a lidar com a nossa, amiga Vaidade, que nos limita. A vaidade limita quando achamos que o fracasso; os nãos; as rejeições; o ridículo não nos cabe. Acredite, grandes homens, que fizeram história na ciência, na politica e na arte arriscaram a ter a sua imagem arranhada e até desacreditada. Muitos foram considerados: loucos, ridículos e  excêntricos.  Freud foi vaiado e humilhado pelos seus colegas médicos quando apresentou a sua teoria da sexualidade infantil. Leonardo da  Vinci quase foi recusado de frequentar uma renomada escola de arte por ser considerado velho, na época ele tinha 17 anos. No entanto, ele superou este "não" e com 20 anos já era um pintor consagrado. Leiam mais sobre gênios desacreditados no: seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2009/12/genios-desacreditados.html.


Eu mesma quando criança, fui considerada, uma criança com sérias dificuldades para aprender e que deveria até estudar em escola especial. Agradeço até hoje a minha mãe não ter dado crédito neste terrível e errôneo  diagnostico e  a ter investido na minha educação, Mas o que mais sou grata a minha mãe é ter me dado doses "cavalares" de auto-confiança, sempre ouvi dela: VOCÊ É CAPAZ! VOCÊ É MUITO INTELIGENTE! VOCÊ VAI CONSEGUIR, NÃO DESANIME! E vejam até aonde eu cheguei!!! Escrevendo para vocês! É o MÁXIMO!


3) VOCÊ CONSEGUE!!! VOCÊ É CAPAZ!!! ACORDE!!!  Sim!!! Você  consegue! Você é capaz! Acredite em você não há medo que você não possa transpor, enfrentar. Quando enfrentamos os nossos medos, eles deixam de acontecer. Experimente. Você Consegue!!! Você é Grandioso!!!


4) AGRADECER. Amados e Amadas agradecer é essencial. A cada medo enfrentado e, com certeza, superado.  Agradeça.... Agradeça a Deus. Agradeça aquela pessoa que está lhe ajudando. Agradeça a oportunidade de evoluir para ser uma pessoa melhor. Agradeça...agradeça sempre... E lembre-se todo e qualquer obstaculo, dificuldade que gera medo mas que,  mesmo assim,   enfrentamos com a força da resiliência nos tornamos mais fortes.  É mais um degrau que subimos na escada que nos conduz a Plenitude e a Auto-Realização.


Estarei na torcida por vocês e também por mim.



Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa 
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes
Coaching de Vida

2 comentários:

  1. Estou simplesmente amando esses pontos força coragem determinação

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por você. E vamos com FORÇA, CORAGEM E DETERMINAÇÃO

    ResponderExcluir

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...