quinta-feira, 13 de agosto de 2015

QUALQUER UMA? - QUANDO AS ESCOLHAS SÃO INDIFERENTES

QUALQUER UMA?
(QUANDO AS ESCOLHAS SÃO INDIFERENTES)

Resultado de imagem para blase




Vocês já repararam que cenário interessante que são as filas: de lojas, bancos,  supermercados, padarias,  cinemas, teatros e outros locais. Uma pessoa atras da outra esperando a sua vez.  

Aprecio observar as pessoas aguardando,  e sempre há uma cena ou mesmo uma conversa que me chama atenção e também a reflexão.

Pois é...estava eu em uma  fila padaria   aguardando ser atendida   quando à minha frente captei a resposta de uma jovem mulher que ao ser interpela, pela atendente, sobre qual mortadela preferia, simplesmente respondeu: - Qualquer uma. Essa resposta me intrigou: Qualquer uma?! Me intrigou porque acredito que é muito importante desenvolver uma minima opinião ou interesse sobre tudo que direta ou indiretamente entra ou tem a ver com a nossa vida. Desde a simples compra dos nossos alimentos em que atentamos quanto  a qualidade do produto,   a sua procedência  e a preocupação do fabricante com a saúde do consumidor: menos sódio, sem colesterol, sem gordura trans e outras informações. 

Nos posicionarmos sobre o que queremos tendo como principio o nosso bem-estar é primordial. 



Quem escolhe apenas por escolher é o mesmo que tomar uma decisão "às cegas" o que  pode   incorrer  em erros e frustrações.


Um fato relevante que tem tudo a ver com escolhas são as eleições. Muitos eleitores  não vão à fundo na história de vida pessoal e politica  do seu candidato e até do seu partido,  votam apenas por votar  ou porque foram seduzidos por alguma promessa ou beneficio e aí observamos   muitas vezes que colocamos para nos representar indivíduos sem compromisso com o seu eleitorado e o pior sem a mínima ética. O resultado destas escolhas é o que vemos, infelizmente, no nosso cotidiano,  noticiados pela imprensa escrita e  televisiva: os desvios de verbas, obras superfaturadas e inacabadas, desvios de merenda escolar, remédios que deveriam ir para os postos de saúde, muitas vezes ficando armazenados em locais inadequados e pior sendo vendidos, o que não deveria ser, para população já com a validade vencida  e tudo tem  como germe infectante a corrupção. 

Lembrando: Ética - s.f. (Filosofia) Estudo dos valores e normas que permeiam a conduta humana dentro da vida prática. Fonte: Dicionário escolar da língua portuguesa / Academia Brasileira de Letras. 

Portanto, meus amados leitores, sejamos criteriosos nas nossas escolhas, sejam elas quais forem, porque mais cedo ou mais tarde seremos agraciados ou penalizados por elas. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Facilitadora da MFBB  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...