segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEXA-SE = SAÚDE FÍSICA E MENTAL


Mexa-se =  Saúde Física e Mental





É importante buscarmos alternativas, atitudes ou ações saudáveis que nos alavanquem para o bem-estar e nos harmonizem com a vida. A atividade física é muito importante e não precisa muito para faze-la. Se você se dedicar pelo menos 15 minutos diários para uma caminhada, subir escadas, pular corda e outros movimentos físicos bem simples já fará a diferença, tanto na saúde física como na saúde mental. 

No dia 05/05/2015  ensinei uma maneira bem simples de relaxar na crônica "Inspira...Expira..." e um dos meus leitores comentou, pessoalmente, que ele faz caminhada diariamente, duas vezes ao dia, de manhã e de tardezinha. Ele tem diabetes e desde que começou a prática da caminhada  a mesma está controlada. Outro fato que ele me contou é que ao fazer as caminhadas ele se sente muito em paz e relaxado. E isto é um fato, verdadeiro, pois ao fazermos uma atividade física são liberados uma serie de hormônios como:  a endorfina, que dá a sensação de bem-estar; a insulina e o glucagon que tem efeitos  benéficos para o diabético. E há outros como catecolaminas (adrenalina e noradrenalina)  que aumentam de maneira diferenciada durante o exercício e a atuação em conjunto destes dois hormônios promovem um aumento do gasto energético e com isto combate à obesidade. 

Há muitas pessoas que dizem "eu já trabalho muito...corro o dia inteiro..." Tudo bem, mas é importante que você, conscientemente, determine que aquele horário do dia (manhã, tarde ou noite) estará fazendo uma determinada atividade física. Quando, nos disciplinamos, a realizar um determinado projeto, como neste caso, reservar um horário do dia para exercitarmos faz toda a diferença e os resultados são mais garantidos. 

Então vamos nos mexer e sermos com isto mais saudáveis. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Facilitadora da MFBB





Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...