terça-feira, 5 de maio de 2015

INSPIRA...EXPIRA

Inspira....Expira

Relaxamento



Há alguns momentos, nem sempre felizmente,  em nosso dia-a-dia que nos sentimos a beira de um "ataque de nervos" ou seja no limite: da ansiedade, da irritabilidade, da insegurança, da impaciência e até da esperança. São momentos terríveis e que, infelizmente, fazem parte do viver. É nestes momentos limites que em um esforço supremo devemos lembrar de algo que possa nos reequilibrar e dar um pouquinho de paz. É simples assim:

Escolha um lugar tranquilo (pode até ser dentro do banheiro), sente-se e feche os olhos. Comprima ligeiramente, os olhos e imagine entre as sobrancelhas um ponto de luz (um circulo luminoso) e como se olhasse internamente para este ponto de luz faça o seguinte exercício respiratório:

> inspire lentamente, segure um pouquinho e quando começar a soltar o ar ou expirar dê o seguinte comando mental: - Estou calmo(a).

na segunda vez repita:

> inspire lentamente, segure um pouquinho e quando começar a expirar, lentamente,  dê o seguinte comando mental: - Estou no controle.

na terceira vez repita:

> inspire lentamente, segure um pouquinho e quando começar a expirar, lentamente,  dê o seguinte comando mental: - Estou sereno(a).

É importante ao fazer este relaxamento inspirar e expirar devagar, para não ocorrer hiper-ventilação.

Este relaxamento é uma técnica que uso com os meus pacientes, quando os percebo muito ansiosos ou estressados. É uma técnica  simples e eficiente. 

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Facilitadora da MFBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...