sábado, 31 de outubro de 2020

A ARTE DE UMA BOA NEGOCIAÇÃO

        É muito comum no mundo coorporativo as  negociações em todas as instâncias e muitas vezes o profissional, envolvido nessas dinâmicas, se sente desconfortável e mesmo inseguro sobre como proceder sem que gere desconfortos.  Para melhor compreensão vamos   esclarecer alguns conceitos:

NEGOCIAÇÃO NO MUNDO COORPORATIVO: É UMA FORMA DE RESOLUÇÃO EM QUE AS PARTES DIALOGAM DIRETAMENTE PARA CHEGAR A UM CONSENSO QUE SEJA BOM PARA AMBAS AS PARTES.

        No entanto, para que isso aconteça é necessário que ambas as partes saibam que há características muito próprias que alicerçam uma bom negociador ou um boa negociação:

1) Criar Empatia: se colocar no lugar de quem você está oferecendo ou vendendo um determinado produto ou serviço, ou seja, parta do principio que você ACREDITA NO QUE VOCÊ ESTÁ OFERECENDO. Se você não acredita, com certeza, o outro lado vai perceber e, logicamente, será uma negociação fragilizada. 

2) Buscar a Objeção: é uma característica muito importante que denota que a outra parte está buscando que o convença sobre aquilo que você está oferecendo. Ele está propenso ou tem interesse mas precisa de mais dados comprobatórios sobre o produto/serviço.

3) Mantenha a Calma: Não se mostre muito ansioso ou com pressa de fechar a negociação. Não ameace: Exemplo: Hoje é ultimo dia, amanhã não poderei garantir.  

4) Desenvolva a "Escuta Ativa": Preste atenção na outra parte, no que o outro está buscando ou ansiando. Essa característica é muito psicológica pois você estará atento a elaboração do desejo do outro, o que ele  busca ou que almeja.  

5) O NÃO: Esteja preparado para o NÃO. Isso, não significa que você tenha uma postura pessimista mas sim que você está plenamente preparado e municiado com artifícios positivos sobre o produto ou serviço.

Vocês já devem estar percebendo que estas características não são apenas para negociações no mundo dos negócios mas sim para o nosso cotidiano, nos relacionamentos familiares, amorosos etc. Muito da nossa vida é calcada em  negociações em que ambas as partes compraram ou venderam:   sonhos, ideias,  projetos e propósitos. Portanto, a palavra chave para o sucesso de uma boa negociação é o BOM SENSO.


Acompanhe também em vídeo



Um abraço fraterno e carinhoso

Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O SILÊNCIO

            Amados como é importante o silêncio, buscar aquela conexão com o seu "EU" interior, para tanto busque calar-se, busque aquietar seus pensamentos e sentimentos. Apenas, permita-se estar com você, quietinho. 

         Existem alguns cenários que propiciam este encontro intimo com o seu eu interior: o andar pela natureza, a meditação, uma musica suave e a oração. O silêncio é o inicio de tudo  e essas pausas provocam um estado de bem estar físico e mental e é aonde acontecem as revelações, intuições e criações. Permita-se, durante o seu dia, pausar você vivenciará a mansidão ou serenidade e sentirá mais atento e pronto nas suas tomadas de decisões.  

        Uma vez eu li que o Silêncio é uma prece. E uma prece muito eficaz. Busque no silêncio o contato com o seu Eu interior e com certeza com Deus. 

          Um abraço fraterno a todos e continuemos caminhando mesmo que a a passinhos milimétricos para nossa auto realização. 


Acompanhe também em vídeo



Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A BONECA DE CROCHÊ

        Um homem e uma mulher estavam casados por mais de sessenta anos. Eles tinham compartilhado tudo um com o outro e conversado sobre tudo. Não havia segredos entre eles, com exceção de uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que havia nela. Por todos aqueles anos ele jamais pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapato.
      Um  dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela não sobreviveria. Sendo assim, o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher.
       Ela concordou que era a hora de ele saber o que havia naquela caixa. Quando ele abriu a tal caixa, viu duas bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava noventa e cinco mil dólares.
        Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou: - Quando nós nos casamos minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar ou brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.
        O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava: "Somente duas bonecas preciosas estavam na caixa". Ela ficou com raiva de mim somente duas vezes por todos esses anos de vida e amor.
        - Querida!!! Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?
        - Ah!!! Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas.

(estorinha extraída do livro: Frases, Dicas e Histórias Maravilhosas. Vol. 10 - Autor: Orlando Nussi).

Amados, está estorinha lúdica que retrata um relacionamento antigo de um casal pode servir de norte para os nossos relacionamentos interpessoais: Quantas vezes somos imediatistas, impulsivos e com respostas ferrenhas quando nos aborrecem. Será que vale a pena? Sim, é  importante sermos posicionados, mas nem tudo vale o nosso desgaste com a raiva e ressentimentos. 

        Vamos, mentalmente, fazer as nossas "bonecas de crochê" que é o tempo do calar, observar e filtrar. Com certeza é o caminho da sabedoria. 

Acompanhe também em vídeo.



Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...