quinta-feira, 25 de junho de 2020

PAZ INTERIOR

Tempestade na montanha, o que fazer? | decathlonpt

PAZ INTERIOR

Um sábio rei lançou um desafio aos seus súditos.  Ele escolheria para ficar na sua galeria de arte uma tela ou pintura que expressasse o conceito de "Paz Interior". E muitos quadros foram mostrados ao rei. Pinturas lindíssimas: mar sereno, passarinhos cantando, muito verde, crianças brincando, ou seja, os motivos eram os mais diversos. Mas o rei, ainda não havia, encontrado a pintura que ele acreditava que fosse a representação da "Paz Interior". Nisso, quase na última hora do final  do concurso chega a ele uma pintura em que representava uma terrível tempestade que caia, terrível, sobre as montanhas e as arvores; o céu erra cortado por relâmpagos assustadores.  O rei olhou com atenção a pintura, a tela e admirado se deparou com um detalhe que lhe encantou fazendo que escolhesse essa pintura. Que detalhe seria esse? Em uma das arvores que se debatiam na tormenta havia um ninho e nele um passarinho que, serenamente, esperava a tempestade passar. 

Sim, meus amados o sábio rei soube escolher. É fácil estar em paz quando estamos bem, quando as coisas acontecem ao nosso contendo. No entanto, buscar a paz, expressa em serenidade, confiança e esperança nas tormentas da vida é uma grande empreitada. Difícil e impossível não diria, mas sim muito trabalhosa que pede de nós uma postura ativa e digna nos enfrentamentos das mais diversas dificuldades. Essa postura ativa e digna é a maneira como nos comportamos nas adversidades:

-evitando as lamurias ou reclamações
-exercitando a humildade de reconhecer o que precisamos corrigir;
-observando e ouvindo mais;
-aprendendo com bons exemplos - espelhando-se nos grandes mestres como Jesus, Buda e tantos outros. 


A vida é um constante aprendizado, que só será, significativo e portanto, valido se soubermos reconhecer os seus propósitos. 



Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb


quinta-feira, 18 de junho de 2020

PEÇA AJUDA QUANDO NECESSÁRIO

🙏

PEÇA AJUDA QUANDO NECESSÁRIO

Um jovem estava empurrado um pesado armário e por mais esforço que fizesse o mesmo continuava no mesmo lugar. O seu pai chegou e lhe perguntou: - Você já tentou todo o esforço possível? O jovem, desanimado, respondeu:- Sim, mas ele não sai do lugar. Nisso o pai se aproximou e começou a empurrar   junto com o jovem o pesado armário.  E juntos conseguiram mover o armário. E o pai disse: - Agora sim você conseguiu todo esforço possível! 

Quantas vezes sofremos em demasia e não buscamos ajuda, acreditamos que já tentamos de tudo e sozinhos nos debatemos com  problemas, situações, decisões a serem tomadas e que geram muita angustia e noites insones. Peça ajuda de pessoas que você confia, com certeza elas, na medida das suas possibilidades, recursos ou mesmo disponibilidade lhe ajudará. É muito importante  saber que você  pode contar com a ajuda das pessoas. 

É um exercício da humildade buscar ajuda quando nos sentimos frágeis ou incapazes.  

Lembro:  que apesar da máxima de "Fazer o Bem sem Desejar nada em troca" é importante. Porém quem é ajudado  lembrar  de estar disponível para ajudar ou ser solidário as outras pessoas, criando uma rede de solidariedade.

Um abraço fraterno

Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
CRP: 06/42444-4
Instagram: @mfbblog
Email: mfbbarbosa@gmail.com
Youtube: https://bit.ly/psicmfbb





227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...