segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O QUE DEVE SABER QUEM SE DISPÕEM A OUVIR A DOR DO OUTRO

Resultado de imagem para o que deve saber quem ouve

O QUE DEVE SABER QUEM SE DISPÕEM A OUVIR A DOR DO OUTRO

Quantas vezes somos tocados pela dor do outro que traz queixas como as abaixo: 

- Eu estou com tanto medo. Não sei como agir. 

- Estou insegura no meu trabalho. Tenho vontade de jogar tudo para cima. 

- Tem momentos que a vida é tão sem significado, parece que nada flui. 

- Estou muito decepcionada com fulano....Tenho vontade de soca-lo.

Estas e outras queixas as mais diversas, devem ser ouvidas com muito respeito. Quem ouve deve, sim valorizar e respeitar a intensidade do outro. Situações de medo, insegurança, desespero, sentimentos de nulidade, frustração e raiva entre tantos outros sentir devem ser ouvidos com atenção e ao se orientar e aconselhar "nunca" se por como exemplo de superação. Há pessoas que por mais boa vontade que tenham ao ouvir o sofrimento do outro sempre diz:

- Ah eu sei o que você está sentindo...comigo aconteceu exatamente isso. E eu agi dessa maneira e consegui superar.

Por favor, preste atenção, na maioria das vezes quem desabafa quer apenas ouvidos e corações que entendam e acolham sua dor. Colocar-se como exemplo de superação é vaidade e para quem está fragilizado motivo para sentir-se mais infeliz, por que afinal você superou e ele não. 

Ao ouvir o outro na sua dor, procure leva-lo a refletir sobre o que ele já tentou fazer para entender e melhorar seus medos e inseguranças. Seria mais ou menos assim:

Estou com medo não sei como agir.  DE QUE VOCÊ TEM MEDO?  - (Na maioria das vezes a pessoa, está tão temerosa e aflita, que não consegue identificar os seus temores) Mas se ela consegue identificar busque tranquiliza-la, com palavras de confiança, faça a lembrar de quantas situações na sua vida ela saiu vitoriosa ao enfrentar seus temores.  

Ao perceber na dor do outro a frustração, raiva, ressentimento, leve-a identificar o sentimento que se apoderou dela: Diga mais ou menos assim: 
> Pelo que você acabou de me contar você está bem chateada e com raiva. Procure tranquiliza-la levando a buscar soluções de serenidade. E a encoraje a acreditar que se ela pensar positivamente estará acionando "n" possibilidades criativas para ficar bem, pois vibrações negativas como: frustração, raiva, ressentimentos, desesperança são sentimentos que geram muito mal-estar e até doenças psicossomáticas.  

Vibrações negativas de raiva, frustração e ressentimentos dentre outros sentimentos negativos devem ser elaborados e substituídos pelo entendimento, aceitação, compaixão e perdão.

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Adolescentes.
Whatsapp (11)98189.9489
Instagram mfbblog




  

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS, TENTE MAIS UMA VEZ


Resultado de imagem para não desista dos sonhos

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS, 
TENTE MAIS UMA VEZ


Quantas vezes na sua vida você desistiu de um sonho? Entenda por um sonho algo que  gostaria muito de fazer, de tornar realidade.  Você até  tinha recursos:   financeiros, intelectuais e outros,  mas desistiu pelo receio de não "dar certo", de não conseguir, de ser reprovado, de ser visto até como ridículo. 

A realização de um sonho ou projeto sempre demanda planejamento e, um certo esforço. Sair da  zona aconchegante e calma do conforto é um dos movimentos mais difíceis. Exige coragem, principalmente, para novos  recomeços: como novo emprego, novos relacionamentos, projetos desafiadores. O novo sempre assusta, mas uma vez vivido novos ares, construindo novos cenários depara-se com o alivio de não haver desistido e tentado.

Na vida, tudo que fizermos terão duas facetas o ganho e a perda. Elas caminharão juntas como se buscassem harmonizar as experiências, como se fossem contrapontos para enxergamos os "dois lados da moeda" do sucesso.    Temos que entender que haverá momentos de luta com algumas perdas no meio do caminho mas também com o jubilo  das vitórias.  

Portanto, se você acredita no seu sonho. Se ele está bem planejado, avaliado com coerência os pros e os contras. Vai...siga em frente pois como dizia:  Henry Ford "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam."  

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa
Psicoterapeuta de Adultos e Casais
Instagram mfbblog
whatsapp (11)98189.9489
  




227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...