Amados,
Desde a mais tenra idade, somos observados e corrigidos e cabe aos nossos pais o papel de atuarem como "superegos substitutos", no entanto, a medida que nos desenvolvemos passamos a ter o nosso próprio discernimento oriundos dos aprendizados. E o maior aprendizado é a sensibilidade de atentar aos efeitos das nossas ações em tudo que nos cerca.
Causas positivas, dignas e altruístas tendem a ter efeitos bons e agradáveis tanto para quem os faz como para quem os recebe. O contrário também é, igualmente, importante pois as causas que culminam em sentimentos e ações desagradáveis, desumanas e irresponsáveis tem efeitos danosos tanto para a vitima como para quem as causa. Não há causas que não tenham os efeitos ou consequências.
Este aprendizado de que toda a causa tem o seu efeito nos impulsiona a nos corrigir e buscarmos sermos pessoas responsáveis pelas nossas ações.
Lembrando: Superego > teoria freudiana: Conjunto de forças morais inibidoras que se desenvolvem sob a influência da educação durante o processo de socialização."
Um abraço fraterno a todos.
👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir