quinta-feira, 25 de outubro de 2018

NÃO TE MARTIRIZES PELOS TEUS ERROS E NEM TÃO POUCO SUBESTIMES OS TEUS DESLIZES

SE ESFORCES PARA NÃO TE MARTIRIZARES PELOS TEUS ERROS E NEM TÃO POUCO SUBESTIMES OS TEUS DESLIZES.

Resultado de imagem para culpa e arrogancia

Amados inúmeras vezes nos martirizamos pelos nossos erros, pelas nossas falhas. Sentimos em nosso psiquismo uma culpa que nos entristece  e gera um sofrimento, infrutífero, pois embota um aprendizado riquíssimo que agrega valiosas lições evolutivas para a nossa Reforma Intima. 

LEMBRANDO: Reforma Intima é a nossa busca interior para nos aprimorarmos como pessoas humanas. É o exercício constante de nos vigiar, observar e corrigir as nossas falhas ou erros,  principalmente, para com o nosso próximo. 

Há várias situações no nosso dia-a-dia em  que nos sentimos falhos, incompetentes, angustiados e até mesmo   envergonhados pelo nosso proceder. Situações em que poderíamos  ter ficado calado, e melhor observado em vez de manifestar nossa opinião, naquele exato momento. Situações em que perdemos a paciência e a tolerância gerando um mal-estar que poderia ser contornado com a flexibilidade. E muitas destas situações acontecem junto aos nossos familiares, com os amigos e colegas de trabalho. 

O arrependimento é positivo porque significa que tomamos consciência do peso das nossas atitudes sobre o outro e, principalmente, sobre nos mesmos, que gera  a culpa que martiriza e não constrói, absolutamente, nada. O importante é arrepender-se e comprometer-se consigo mesmo de se corrigir e se esforçar para não cometer os mesmos erros e ser mais vigilante aos seus pensamentos e atitudes.

O inverso também, é igualmente, importante que é subestimar  os  seus deslizes. Quem assim procede é  refém do orgulho  que é muito ruim para a Reforma Intima. Pessoas que não reconhecem seus erros, geralmente,  tem muita dificuldade no relacionamento interpessoal se consideram injustiçadas e incompreendidas.  Não percebem que agindo assim estão sendo presunçosas e arrogantes. O caminho para corrigir esta falha é a humildade de observar o que suas ações provocam no outro e igualmente,  evitar  a generalização e a vitimização.

LEMBRANDO: Presunção é o orgulho no saber. Nos esforcemos a escutar a opinião ou parecer do outro, na maioria das vezes reside ai um aprendizado

Encerro esta crônica com um pensamento de Amanda Chakur: 

"Evoluir é reconhecer nossos erros.
Não para consertá-los
mas para não repeti-los."

Um abraço carinhoso e fraterno
Maria Fátima Barroso Barbosa



quinta-feira, 18 de outubro de 2018

"AS PALAVRINHAS MAGICAS" QUE SALVAM OS RELACIONAMENTOS

Resultado de imagem para RELACIONAMENTO AMOROSO E INTERPESSOAL

AMADOS,  VÃO AI MUITOS  ANOS QUE EXERÇO A PSICOLOGIA  E TENHO OBSERVADO  ENQUANTO PSICOTERAPEUTA A DIFICULDADE QUE ALGUMAS PESSOAS OU CASAIS TEM  NO QUESITO  RELACIONAMENTO.    GERALMENTE, UMA DAS PARTES ME BUSCA TENTANDO ADMINISTRAR  CONFLITOS QUE PERMEIAM A  VIDA A DOIS.  NAS QUEIXAS PERCEBE-SE O DESALENTO POR SENTIR QUE A SUA RELAÇÃO ESTÁ SENDO MINADA PELO DESENCANTAMENTO, PELO DESINTERESSE, E TUDO COMEÇA DE UMA MANEIRA MUITO SIMPLES, QUE É QUANDO UMA DAS PARTES  SE SENTE EXPLORADA, POUCO VALORIZADA E INCOMPREENDIDA.

E TUDO COMEÇA PELO 'PERCEBER' O OUTRO. O QUE ESTÁ PESSOA QUE ESTÁ LIGADA A MIM, QUE COMPARTILHO OS MEUS DIAS, O QUE ELA ESTÁ PRECISANDO? O QUE ELA ESTÁ SENTIDO?  COMO EU POSSO AJUDA-LA? QUAL A MINHA PARCELA DE RESPONSABILIDADE NA QUALIDADE DO NOSSO RELACIONAMENTO?  E, ACREDITEM O EXERCÍCIO DE PERCEBER O OUTRO, COMEÇA COMO EU ME DIRIJO NAS MINIMAS COISAS A ESTE OUTRO. E AÍ ENTRAM AS PALAVRINHAS MÁGICAS QUE AS PESSOAS ESQUECEM DE USAR E QUE SEM ELAS FICA UMA INTERAÇÃO GROSSEIRA  E VAZIA.

LEMBRAR, SEMPRE, SEMPRE....ATÉ VIRAR UM HÁBITO. VAMOS CONHECER ESTAS PALAVRINHAS QUE JÁ SALVOU MUITOS RELACIONAMENTOS.

EM VEZ DE MANDAR...PEDIR, COMEÇANDO PELO POR FAVOR.

EM VEZ DE PASSAR DESPERCEBIDO QUE NADA ACONTECEU.... FALAR... ESTÁ TUDO BEM? VOCÊ ESTÁ BEM?  POSSO TE AJUDAR? 

QUANDO MAGOAR, MACHUCAR,  OFENDER,  FOR RELAPSO....PEDIR CLARAMENTE,  ME DESCULPE POR.......(E FALAR PORQUE PEDE DESCULPA). SINTO MUITO, EU TE MAGOEI. SINTO MUITO EU FUI DISTRAÍDO E RELAPSO E NÃO VALORIZEI SEUS SENTIMENTOS., SINTO MUITO SE TE FIZ CHORAR. 

AGRADECER SEMPRE NAS MINIMAS COISAS... NAS MINIMAS COISAS MESMO. DIZER OBRIGADA, SEMPRE, EM QUALQUER LUGAR, EM QUALQUER  SITUAÇÃO.


ENFIM SÃO PALAVRINHAS MÁGICAS, E QUE FAZEM TODA UMA DIFERENÇA EM QUALQUER RELACIONAMENTO: POR FAVOR,  OBRIGADA,  ME DESCULPE,  SINTO MUITO.  E ESTAS PALAVRINHAS MAGICAS DEVEM SER FALADAS SEMPRE, POIS O RESPEITO E O CARINHO  PELO OUTRO NASCEM DE MÍNIMOS GESTOS E PALAVRAS.

OS CASAIS QUE TEM FILHOS DEVEM, IGUALMENTE, AO SE DIRIGIR A ELES LEMBRAR DAS PALAVRINHAS MAGICAS:  POR FAVOR, OBRIGADA, ME DESCULPE, SINTO MUITO.

IGUALMENTE, LEMBRAR NO TRATO COM OS COLEGAS DE TRABALHO, COM OS VIZINHOS, COM OS PAIS,  IRMÃOS, COM OS PARENTES  E EM QUALQUER LUGAR E SITUAÇÃO  AS PALAVRINHAS MAGICAS. 

POR FAVOR, OBRIGADA, ME DESCULPE, SINTO MUITO.

ACREDITEM AGINDO ASSIM, USANDO AS PALAVRINHAS MÁGICAS O MUNDO DAS RELAÇÕES HUMANAS FLUIRÁ MAIS HARMONIOSAMENTE, COM MAIS EMPATIA.  



OBRIGADA PELO CARINHO DE LER ESTA CRÔNICA. FIQUE A VONTADE DE COMENTAR. E SE ACREDITA QUE ELA SERÁ ÚTIL PARA ALGUÉM COMPARTILHE E AI EU MAIS UMA VEZ TE DIREI. OBRIGADA.


UMA ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNO
MARIA FÁTIMA BARROSO BARBOSA
PSICOTERAPEUTA DE ADULTOS, CASAIS E ADOLESCENTES


      

227/365: Incansáveis na Caridade

  Era o ano de 1969, ela tinha apenas 17 anos, andava apressada pelo centro da capital paulistana, eram mais ou menos 8hs da manhã. Ela esta...